Cérebro cria novas conexões após paternidade
Um estudo da Universidade de Bar-IIan, de Israel, comprovou que os pais podem desenvolver novas conexões neurais ligadas à capacidade de cuidar e criar uma criança.
Para chegar nesse resultado, pesquisadores analisaram dois tipos de famílias israelenses, uma delas com pai e mãe biológicos, sendo o pai menos ativo nas tarefas relacionadas ao filho, e casais homossexuais compostos por dois homens, em que ambos participam da mesma forma na vida dos filhos.
Os especialistas gravaram as interações entre pais e filhos, tanto em casal, quanto sozinhos. Ao assistirem os vídeos dias depois, observaram as reações do cérebro.
Com um aparelho de ressonância magnética, detectaram uma nova rede neural nos dois núcleos do cérebro: um que lida com fortes emoções, atenção e recompensa, e outro com aprendizado e experiência.
Os níveis de oxitocina, hormônio produzido no hipotálamo e liberado em situações de afeto, variam de acordo com o tempo e o nível de interação entre pais e filhos.
Esse estudo comprova mais uma vez que o cérebro tem grande capacidade de transformação. Ele pode restabelecer e fortalecer conexões neuronais, que potencializam as capacidades cerebrais. Além disso, mostra que a ginástica cerebral pode, sim, modificar o cérebro e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Mas o que é ginástica cerebral?
Ginástica cerebral é toda atividade desafiadora que estimula neurônios e melhora o desempenho cognitivo. Há muitos exercícios que podem desenvolver habilidades como memória, concentração, raciocínio, criatividade e até de relacionamento intra e interpessoal.
Evite seguir a rotina, pratique ginástica cerebral e mantenha seu cérebro ativo.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Posts Relacionados
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Cérebro cria novas conexões após paternidade"