SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Ano novo! Novos olhares, novas atitudes…

Ano novo, novos olhares, novas atitudes

Simone Shimamoto
Gestora Pedagógica
SUPERA Uberlândia

Vida! Nossa vida é feita de processos dinâmicos e continuados, entremeados por momentos nos quais encerramos ciclos e iniciamos novas etapas. Entretanto, não há uma quebra entre tais processos. Ao contrário, o que temos são ampliações, ressignificações, retomadas, conquistas, constituídos nos mais diversos momentos de nossas vidas.

2014

Criamos, ao longo de nossa história, ritos de passagem. Alguns, apenas comemorativos, outros intensamente reflexivos. Neste momento, aproximamo-nos de um período de extremo convite à reflexão: o Final do ano e a passagem ao Novo. Neste período, normalmente, retomamos nossos passos, dos mais próximos aos mais distantes: revivemos nossa história. Ficamos saudosos… Sorrimos sozinhos… Choramos… Questionamo-nos… Enfim, descortinamos o que fizemos de nós e de nossas vidas, especialmente ao longo desse último ano.

Nesse momento, vêm à tona: as conquistas; os projetos desenhados no final do ano anterior e, infelizmente esquecidos; os desencontros (também em relação a nós mesmos); os objetivos não alcançados… O momento é de ressignificar e planejar. O rito de passagem do “Velho” ao “Novo” convida a redesenhar, a propor mudanças, a se olhar com mais vagar, cuidado e atenção. Nesse processo, cuidar de nossa saúde é essencial. É a partir dela que tudo mais se faz possível.

Hoje sabemos que a saúde mental é pilar se o que pretendemos é viver bem. Para que ela se constitua, é preciso tirar nosso cérebro da zona de conforto, instiga-lo de maneira intencional e sistematizada, oxigená-lo por meio de desafios variados, constantes e gradativos.

Assim, ao pensar as novas possibilidades que o Ano Novo traz, coloque sua saúde mental como objetivo primordial. Concilie-a com uma alimentação saudável, sono de qualidade e atividade física. Certamente, com mente nova, seu novo ano lhe trará perspectivas indiscutivelmente melhores.

Faça desse rito de passagem a possibilidade de boas novas. Não basta decidir. É preciso agir. É a atitude que faz a diferença. Depende de cada um de nós fazer deste período uma possibilidade efetiva de transformação e crescimento. O SUPERA Ginástica para o Cérebro lhe deseja Feliz Natal e um Novo Ano com Nova Saúde Mental. Aí sim, você poderá dizer: Ano Novo, Saúde Mental e Vida Nova!

Sair da versão mobile