EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO
Atividade aeróbica faz bem ao cérebro
Estudo publicado recentemente pelo site americano Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que algumas partes do cérebro podem ser fortalecidas com atividades aeróbicas, como caminhadas, para prevenir falhas de memória em idades avançadas. A pesquisa foi realizada com 120 adultos, da faixa etária de 55 a 80 anos. Os participantes que caminharam por 40 minutos, três vezes por semana, aumentaram o volume do hipocampo em 2,12% na região esquerda e 1,97% no hipocampo direito, o que faz voltar o relógio dois anos no tempo. O hipocampo é justamente a região do cérebro responsável pela memória. Já aqueles que fizeram apenas alongamento no mesmo período não demonstraram aumento do hipocampo. Ao contrário, eles apesentaram uma redução da região, que ocorre naturalmente em idades mais avançadas. Nos testes de memória, aqueles que se exercitavam tiveram um desempenho positivo, comprovando a tese de que a prática dos exercícios tem influência sobre o funcionamento do hipocampo.
Prevenção
A população de idosos no Brasil aumentou muito na última década. De acordo com os dados do IBGE, houve um crescimento de 7,3% de pessoas entre 50 a 80 anos. Em geral, conforme o avanço da idade, as recordações do passado permanecem vivas, mas a memória falha quando se trata de acontecimentos recentes. Para tentar prevenir estes problemas, os cientistas têm realizado muitos estudos. Algumas pesquisas mostram a importância dos exercícios físicos para a saúde mental. Mas outro fator importante para o desenvolvimento do hipocampo e prevenção desta perda de memória é o aumento da atividade intelectual, através dos exercícios para o cérebro. O SUPERA oferece um curso que estimula o desenvolvimento de diversas regiões do cérebro, com a prática do ábaco, resolução de exercícios de lógica e dinâmicas de grupo que incluem neuróbicas (aeróbicas para os neurônios). Em uma iniciativa para integrar mente e corpo, o SUPERA Uberlândia realizou, em 26 de maio de 2013, a 1º Caminhada Neuróbica, repleta de desafios e brincadeiras, que reuniu dezenas de pessoas. Os exercícios para o cérebro voltados para a terceira idade, além de melhorar a capacidade de memória, promovem a interação social, retardam sintomas de doenças degenerativas e melhoram a coordenação motora.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO
Atividade aeróbica faz bem ao cérebro"