Cientistas dos EUA criam ‘minicérebro’ em laboratório

Publicado em: 26/08/2015 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Cientistas dos EUA criam ‘minicérebro’ em laboratório - SUPERA - Ginástica para o CérebroPesquisadores norte-americanos desenvolveram em laboratório um ‘minicérebro’ humano, abrindo um novo leque de possibilidades para as ciências cognitivas e o combate a doenças neurológicas como o Alzheimer.

O professor de farmacologia René Anand, da Universidade de Ohio, destacou que este cérebro, desenvolvido in vitro, tem o tamanho de uma borracha de lápis e apresenta a estrutura cerebral de um feto de cinco semanas com vários tipos de células, todas as principais áreas do cérebro e uma medula espinhal. No entanto, não possui sistema de vascularização.

2015Supera e você na Disney

Os pesquisadores esperam que seus trabalhos permitam testar com mais facilidade os efeitos de tratamentos experimentais no cérebro, num momento em que a comunidade científica se mobiliza para tratar doenças cerebrais atualmente incuráveis.

“É um modelo fácil de duplicar, que pode ser criado com todas as variáveis genéticas que geram estas doenças neurológicas. Ele nos dá, portanto, um acesso incrível a elementos inéditos”, disse o professor Anand.

Junto com alguns colegas, René Anand criou a startup NeurXstem para comercializar este processo de fabricação de cérebros in vitro. Assim, outros cientistas poderão observar os efeitos de uma doença ou de um tratamento pré-clínico em cérebros humanos, em vez de usar cérebros de ratos.

Os resultados do estudo conduzido pelo professor Anand ainda não foram publicados nas principais revistas científicas, como Nature ou Science.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Cientistas dos EUA criam ‘minicérebro’ em laboratório"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.