Como fazer meu filho gostar de estudar
Mesmo sem ter plena consciência disso, os pais influenciam imensamente o desenvolvimento e a transformação do cérebro dos filhos. Eles podem cultivar em casa hábitos de leitura, de escrita e de brincadeiras criativas.
Este estímulo “caseiro”, diferente da atenção que as crianças recebem na escola, favorece a criação de redes neurais e provoca mudanças no padrão de liberação de neurotransmissores no cérebro, aumentando o prazer e o desejo por aprender, conhecer o novo e inventar.
Um cérebro ativo, com conexões fortalecidas, aprende melhor. Cores, músicas, sensações e interações com colegas e parentes das mais variadas idades também são benéficas para o desenvolvimento, porque aumentam o interesse e o prazer pelo aprendizado. Uma criança que recebe atenção sabe prestar atenção. Uma criança que se relaciona bem em casa, relaciona-se bem na escola, e portanto tem um cenário favorável para avançar bem.
Então, se você quer ajudar seu filho a gostar de aprender, se você quer participar da alfabetização do seu filho, separamos algumas dicas.
- Deixar bilhetes: Deixe recadinhos na porta da geladeira, escreva cartas e estimule-a a fazer o mesmo. Procure incluir a criança sempre que uma situação de comunicação escrita se apresentar na casa;
- Ler histórias: Ler para a criança pequena tem muitos benefícios e, num ambiente alfabetizador, é a primeira exigência a ser feita, pois é por meio de pais e professores que a criança passa a ter contato com a língua escrita;
- Fazer lista de compras com seu filho: Esta aí uma tarefa pra lá de corriqueira: fazer a lista de compras do supermercado. Num ambiente alfabetizador, o momento pode ser aproveitado: chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar, para consultar lá no mercado (uma forma de ela relacionar a linguagem oral com a escrita).
- Estimule o cérebro do seu filho: com a ginástica cerebral, você potencializa os resultados da criança. Dessa forma, os estímulos e as vivências logo na primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será o comportamento pelos próximos anos;
- Aproveitar as situações rotineiras: Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos e faixas são elementos que impactam positivamente na alfabetização. Dá para levar em forma de brincadeira. ‘Olha filho, tem uma placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?
A criança que cresce em constante contato com a leitura e a escrita acaba se apropriando da língua escrita de maneira mais autoral e adquirindo experiências que vão fazer a diferença na hora de ela aprender a ler e a escrever efetivamente.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Como fazer meu filho gostar de estudar"