8 Sintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Déficit de Atenção interfere no desenvolvimento da linguagem e da memória
Déficit de atenção – A Doutora em Psicologia pela Universidade de São Francisco, Dra. Lilia Maíse Jorge, ministrou uma palestra para mais de 80 gestores pedagógicos da rede SUPERA durante o I Encontro Nacional de Gestores Pedagógicos, que aconteceu nos dias 6 e 7 de abril em São José dos Campos (SP).
Com o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas implicações na Aprendizagem Acadêmica”, a especialista falou que este tipo de transtorno mental é um dos mais estudados e discutidos entre os especialistas.
“Os estudos na área vem crescendo, sobretudo, devido à constatação do impacto que causa na vida escolar e familiar de crianças. Apesar de tantos estudos, seu conceito, sua avaliação e as propostas de intervenção ainda se apresentam mal definidas”, conta.
Comportamentos observados:
- Parecem não ouvir
- Não observam instruções
- Perdem coisas facilmente
- Não consideram as consequências de seus atos
- Respondem sem pensar
- Às vezes têm dificuldade em permanecer sentados
- Apresentam fácil distração
- Têm dificuldade em aguardar a vez e prestar atenção
Problemas associados:
- Desenvolvimento da linguagem e do discurso: os hiperativos falam mais, mas os maiores problemas estão na linguagem expressiva (reflexão diminuída)
- Memória e outros processos cognitivos: não apresentam problemas específicos de memória, mas os resultados são inferiores;
- Relações sociais e emocionais: rejeição, autoestima rebaixada, dificuldades com regras.
Déficit de atenção: algumas dicas para os pais
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).
A lista a seguir pode ajudar pais de crianças com TDAH:
- Use português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos
- Escolher cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem
- Não sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares
- O estudo deve ser do jeito que as crianças ou os adolescentes bem entenderem. Tudo deve ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às expectativas, reavalie após algumas semanas e peça novas opções; vá tentando até chegar à situação que mais favoreça o desempenho do seu filho
- Tenha contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola
- Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo
- Nenhuma atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).
Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
2 comentários para "8 Sintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade"
Faça um comentário
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Tenho 45 anos TDAH, mas naquela época nem se falava nisso, aos 28 sofri um derrame hemorrágico cerebral, sequelas cognitivas rsrsrs
Tarefas simples me cansam absurdamente.
Agora entrei na minha segunda faculdade, não sei como será, mas vamo que vamo…
muito boa as dicas