Setembro Lilás movimenta rede Supera com eventos de conscientização pelo Brasil
Dia 21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, data criada para que se discuta a importância do diagnóstico em tempo oportuno e do apoio às pessoas que vivem com demência e seus cuidadores, bem como para promover pesquisas e tratamentos eficazes para a doença. O Supera abraça essa causa e se une à ABRAz todos os anos para promover ações de conscientização sobre a doença.
“A ciência tem provado que a educação, aliada à interação social como promovemos no Supera, são importantes estratégias preventivas de doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer. Ao apoiar e incentivar essas ações, esperamos levar informações de qualidade para as pessoas, mostrando a importância de incluir os cuidados com o cérebro nas estratégias voltadas para a qualidade de vida em todas as idades”, afirma Bárbara Perpétuo, vice-presidente do Supera.
No dia 13 de setembro aconteceu o tradicional evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro” no Teatro Gazeta, em São Paulo, que em sua 7 ª edição foi organizado em parceria com ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), apoio do GETCUSP e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – LABEN – Laboratório de Biologia do Envelhecimento. O evento reuniu mais de 750 pessoas e marcou o lançamento da Cartilha Educativa EnvelheCiência e Turma da Mônica na prevenção de demências, do Instituto Maurício de Sousa.
Esse foi o pontapé inicial das atividades promovidas por toda a rede Supera ao longo do mês de setembro. Em Belo Horizonte (MG) e Bento Gonçalves (RS) o evento foi transmitido ao vivo, reunindo alunos, familiares e curiosos sobre o assunto para aprofundar conhecimentos sobre a Doença de Alzheimer.

Além disso, em BH também teve o circuito Teste seu Cérebro, em que foram abordadas as temáticas da estimulação cognitiva e da prevenção de demências e também o evento Movimente-se, com foco na promoção de atividade física como estratégia de prevenção da Doença de Alzheimer.
A unidade do Supera Manaus do bairro Adrianópolis realizou roda de conversa aberta com médicos e especialistas para falar sobre sobre: estimulação cognitiva; cuidados com o público 60 +, qualidade de vida e prevenção de doenças voltada, apenas, para alunos.

Em Pindamonhangaba foi realizado o projeto “Prevenção da Doença de Alzheimer”, que contou com uma oficina sensorial e uma mini palestra sobre “Como envelhecer bem e com o cérebro saudável”, ministrada pela médica geriatra Luísa Palomanes. A oficina permitiu que os participantes experimentassem os desafios do envelhecimento por meio de uma dinâmica especial.
No dia 21 de setembro, a equipe do Supera esteve presente na avenida Paulista prestigiando a Caminhada ABraz, que teve por objetivo conscientizar a população e combater o estigma associado à doença. Com o lema “Pergunte sobre Demência. Pergunte sobre Alzheimer”, os participantes caminharam com faixas e camisas alusivas à campanha chamando a atenção dos transeuntes para essa causa urgente na sociedade. O Supera não só participou da caminhada como mostrou aos presentes a importância da estimulação cognitiva e da interação social como fatores protetivos do cérebro.

Na mesma data outras unidades se mobilizaram para ações semelhantes, como Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, Manaus, Brasília e outras.






Gramado realizou diversas ações com o movimento Viver sem Saber: palestras e orientações práticas sobre prevenção, cuidados com o cérebro e estratégias para uma longevidade saudável e, inclusive, contaram com a presença do dr. Leandro Minozzo, médico geriatra e nutrólogo, especialista no cuidado de Alzheimer e na promoção da longevidade 50 +. Os eventos foram realizados na Câmara dos Vereadores e no Lago Joaquina Rita Bier.
No Rio de Janeiro (RJ), a unidade Recreio, fez uma palestra de conscientização no auditório do Absolutto Business Towers, em parceria com o Instituto Neuroestar. A unidade de Limeira (SP), por sua vez, participou como convidada do V Seminário de Atenção e Prevenção da Doença de Alzheimer, no Teatro Nair Bello, promovido pelo vereador dr. Marcelo Rossi.
A unidade Divinópolis (MG) também promoveu um ciclo de palestras com o nome “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro” em que abordou temas como estimulação cognitiva, nutrição, direitos da pessoa idosa e longevidade.

No último fim de semana, Olinda (PE) fez o evento Mente Saudável, Corpo Saudável na orla da praia de Casa Caiada.
Já Lauro de Freitas (BA) promoveu o ciclo de palestras “Doença de Alzheimer: Informação e acolhimento”, reunindo especialistas para falar de temas importantes relacionados à doença como: mobilidade funcional, mitos e verdades e estratégias de manejo do adoecimento mental – todos abordados por especialistas nos respectivos temas.
A unidade São Caetano do Sul (ABC Paulista) também promoveu a 7ª Caminhada Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro, em parceria com a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer).

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Posts Relacionados
Setembro Lilás movimenta rede Supera com eventos de conscientização pelo Brasil
“Conversas Maternas” com Supera e Geovanna Tominaga: informação e acolhimento em um bate-papo leve e descontraído
Supera reúne mais de 750 pessoas para discutir prevenção da Doença de Alzheimer
Supera leva presidente da SBGG à Walking the Talk for Dementia, na Espanha
Supera PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
Supera para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SuperaEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Setembro Lilás movimenta rede Supera com eventos de conscientização pelo Brasil"