SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Treinamento Físico e Cognitivo para Idosos

Treinamento Físico e Cognitivo para Idosos - SUPERA - Ginástica para o CérebroConheça o Treinamento Físico e Cognitivo para Idosos

Os exercícios físicos já são conhecidos por promover diversos benefícios cardiorrespiratórios, aumento de massa muscular e óssea e diminuição do risco de doenças crônico-degenerativas.

2017

Diversos estudos têm demonstrado que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias.

As participações em programas de exercícios físicos exercem benefícios físicos e psicológicos e que, provavelmente, indivíduos fisicamente ativos possuem um processamento cognitivo mais rápido.

Mesmo na ausência de patologias, o declínio das funções cognitivas são uma consequência normal no processo de envelhecimento. Embora essas alterações cognitivas possam variar entre indivíduos quanto à sua intensidade, elas podem ser detectadas mais objetivamente a partir da 5a década de vida, quando alterações cerebrais nas células nervosas, morfologia e nos neurotransmissores podem ser observadas. Entende-se por função cognitiva as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

Neste sentido, desenvolvemos um programa chamado Doutor Personal, que atua na avaliação, prescrição e orientação individualizada de exercícios físicos e cognitivos para idosos e grupos especiais, com o uso da metodologia SUPERA.

O objetivo é potencializar os benefícios que o exercício físico promove no cérebro, somado aos exercícios cognitivos do método, que consequentemente vão melhorar o desempenho em inúmeras atividades do dia a dia.

O programa de exercícios está fundamentado em evidências científicas sobre os efeitos benéficos nos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e cognitivos da saúde assim como na qualidade de vida e na longevidade.     

Acreditamos que a relação entre exercício físico e o bom funcionamento cognitivo seja uma importante ferramenta para a permanente autonomia do indivíduo.

Prof. Roberto Oliveira

 CREF 01356

Sair da versão mobile