Mais de 300 escolas da rede SUPERA – Ginástica para o Cérebro em todo o Brasil realizam de 14 a 19 de março a “Semana Mundial do Cérebro”. O evento é uma campanha global proposta pela Dana Foundation e chama a atenção para os cuidados com o órgão mais importante do corpo humano: o cérebro.
“Diariamente subestimamos a capacidade do nosso órgão mais importante em melhorar nossas vidas dando a ele muitas vezes estímulos que não contribuem para que ele evolua de forma saudável, proporcionando uma vida plena e feliz. Nesta semana queremos despertar a consciência pública sobre a evolução e os benefícios de pesquisas sobre o cérebro, além de chamar a atenção para práticas que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente”, detalhou Livia Ciacci, Neurocientista do SUPERA.
Atividades gratuitas em todo país
Do dia 14 ao dia 19 de março, as unidades oferecerão uma oficina 100% gratuita intitulada “A fantástica fábrica de memórias”, que trará um circuito com atividades divertidas e desafiadoras voltadas para pessoas de todas as idades.
A proposta é despertar o sentimento de nostalgia por meio de recordações, provocadas por um especialista em ginástica para o cérebro, que a partir disso, irá explicar sobre os tipos de memória e como eles funcionam.
“Com isso, pretendemos oferecer uma experiência diferente ao participante, que por meio de cheiros, objetos e outras provocações envolvendo os sentidos, poderá conhecer na prática o funcionamento dessa habilidade, além de ter uma verdadeira aula sobre neurociência com nossos especialistas. A ideia foi concebida com muito cuidado e temos certeza de que será ‘inesquecível’”, conta Lívia, que trouxe seus conhecimentos acerca das neurociências e contribuiu para a construção da “Fantástica fábrica de memórias”.
Programação
Para participar das oficinas e workshops, basta reservar seu horário na unidade mais próxima. As oficinas serão realizadas em turmas (consulte a programação na sua cidade em metodosupera.com.br/unidades).
Eventos online
Com o objetivo de contribuir ainda mais para com a sociedade nesta semana, trazendo conteúdo legítimo e de qualidade, o SUPERA realiza ainda dois eventos online: um no dia 14 e outro no dia 17 de março, às 19h30.
Estes eventos consistem em palestras exclusivas da neurocientista do SUPERA, Lívia Ciacci, com o tema “Como está sua memória?”:
- 14 de março – ‘Os tipos de memória e como elas funcionam”
- 17 de março – “Aprenda as melhores técnicas e exercícios de memorização”
Ambos os eventos serão realizados ao vivo no canal oficial do SUPERA no YouTube às 19h30 – horário de Brasília (https://www.youtube.com/user/metodosupera).
Por que o SUPERA participa?
Em sintonia com a proposta da Dana Foundation, o SUPERA endossa o coro pela neurociência e estimulação cognitiva em todas as faixas etárias.
Criado pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo em 2006, o SUPERA tem um método estruturado de exercícios para o cérebro que desenvolve capacidades cognitivas (atenção, concentração, memória e raciocínio lógico), além de capacidades socioemocionais, consciência ética e cidadania.
“O mundo vive hoje um momento único em sua história, onde crianças, jovens, adultos e idosos são cada vez mais chamados a responderem a situações que eles não haviam previsto antes da pandemia. A ginástica para o cérebro atende exatamente esta demanda, oferecendo ao cérebro o que ele precisa para se desenvolver: novidade, variedade e grau de desafio crescente. Temos certeza de que a adesão a Semana do cérebro será muito significativa em 2022”, pontou o presidente da marca, Antônio Carlos Perpétuo.
Sobre a Dana Foundation
A Fundação Dana é uma organização filantrópica privada, comprometida com pesquisas avançadas sobre o cérebro.
O principal objetivo da entidade é educar o público de forma responsável sobre o potencial destas pesquisas para desenvolver uma melhor compreensão do cérebro e suas funções; acelerar as descobertas de tratamentos para doenças do cérebro e combater o estigma de distúrbios cerebrais através da educação.
Além de se dedicar a pesquisas na neurociência, a fundação promove o diálogo entre pesquisadores e o público leigo; fornecendo informações autênticas sobre os mais recentes avanços científicos por meio de suas publicações gratuitas.