Quando pensamos em criatividade, o que vem à sua mente? Logo pensamos na habilidade de ter ideias inovadoras, uma imaginação fértil, habilidade de criar e inventar, ser original e pensar “fora da caixa”. Por definição, a criatividade significa ” inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo e etc”. Na prática, é a capacidade que temos de recombinar informações adquiridas,a fim de criar algo novo ou criar novas formas de solucionar questões.
A verdade é que todo mundo pode ser criativo! Para a neurociência, a criatividade resulta da combinação das atividades já registradas em partes do cérebro e não da atividade de algum “centro de criatividade” cerebral.
A partir dos nossos 5 sentidos, nosso cérebro é capaz de recombinar todas as informações adquiridas no hipotálamo e a partir disso, criar processos de aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da criatividade.
Assim, a capacidade de ser criativo está associada à habilidade de ver além, enxergar o que aparentemente não está acessível aos olhos.Para isso, o cérebro necessita de atividades inovadoras, que estimulem seu funcionamento. Isso requer atividades que trabalhem com 3 grandes princípios: novidade, variedade e desafio crescente.
“Há evidências crescentes que sugerem que o que fazemos, a variedade e a complexidade crescente do que fazemos em cada etapa da vida tem um impacto sobre o funcionamento do cérebro mais tarde. A forma como você trata seu cérebro hoje pode afetar seus anos de saúde mental e capacidade de realizar para o agora”, declara Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método SUPERA.
2019Além disso, a variedade de informações faz com que nosso cérebro saia de sua zona de conforto e não caia na mesmice, fazendo com que o desejo de se desafiar cada dia mais, aumente. Dessa maneira, um ambiente de aprendizagem deve ser motivador, dinâmico e criativo.
A ginástica cerebral do Método SUPERA faz com que nossas funções executivas sejam intensificadas e garanta diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.
Por meio de atividades lúdicas – como jogos educativos, dinâmicas e a prática de exercícios de raciocínio lógicos – o aluno desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais; melhorando o desempenho cognitivo e estimulando a criatividade.
Além disso, a prática de atividades que tiram o cérebro da zona de conforto são essenciais; no SUPERA, são as chamadas neuróbicas. Atividades como encontrar um novo caminho para ir ao trabalho, escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas ou usar o relógio de pulso na mão contrária promovem novas conexões neurais, desenvolvendo a capacidade e a atividade cerebral. Proporcionar desafios ao cérebro é o lema desta prática que já mudou a vida de mais de 120 mil alunos do SUPERA.
Quer saber como ser mais criativo? Confira 7 dicas para “pensar fora da caixa”:
Mantenha a mente aberta: para alguns especialistas, a criatividade está ligada ao apetite por conhecimento. Por isso, pessoas criativas geralmente se dedicam a assuntos sobre os quais elas ainda não sabem. Portanto, quanto mais diversificado for o seu grupo de amigos, melhor. Conviver com pessoas de áreas de atuação diferentes da sua e que pensam diferente de você pode ajudá-lo a ter ideias inovadoras.
Enxergue o problema: para resolver o problema da melhor forma possível, é preciso primeiro enxergá-lo. Se a solução para algum problema não aparece, é um sinal de que você está tentando responder a pergunta errada. Questione. Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas.
Valorize suas ideias: às vezes as expectativas bloqueiam o processo criativo e a frustração acaba minando a criatividade. Por sorte, ninguém pode acabar com esta capacidade sem o seu consentimento. Então, confie na sua intuição e valorize cada ideia nova. Anote em uma folha de papel, rabisque, escreva e coloque em prática.
Combine ideias antigas: os melhores insigths vêm da combinação de ideias que inicialmente não parecem ter relação nenhuma. Por exemplo, escolha duas palavras aleatoriamente de um texto e invente uma combinação. É um bom exercício de criatividade.
Use a emoção criativamente: quando você está num estado de medo ou de depressão, você evita novidades; uma vez que tais sentimentos fazem você sair dos modos cerebrais geradores de ideias. Contudo, indivíduos altamente criativos têm longos episódios de ansiedade ou irritabilidade, mas encontraram maneiras de usar esses estados de afetividade negativa para aumentar sua criatividade, usando o trabalho criativo como uma forma de avaliar seus sentimentos negativos. Assim, tais sentimentos agem como motivadores para a criatividade e o trabalho criativo funciona como uma espécie de terapia autoadministrada.
Exercite seu cérebro: o aumento de ondas cerebrais acontece justamente no insight. Se a criatividade é a combinação de várias ideias, é preciso obviamente ter várias ideias na cabeça. Então, alimente o seu cérebro com novidades. Leia sobre diversos assuntos, vá a lugares onde você nunca foi, faça amigos e pratique ginástica cerebral (atividades que ativam seus neurônios). Manter as conexões em atividade é a principal receita para deixar a criatividade “fluir” no cérebro.
Memória de trabalho: em geral, ser criativo depende de um conjunto de regiões dos dois lados do cérebro que também participam da memória de trabalho, da representação de objetos e ações, de significados emocionais e, sobretudo, da flexibilidade cognitiva: a capacidade de mudar o conjunto de regras em uso. A ginástica cerebral te ajuda exatamente com isso!
Assessoria de Imprensa do Método SUPERA