SUPERA – Ginástica para o Cérebro

SAÚDE MENTAL
As dinâmicas aprimoram as múltiplas inteligências

 

Autora deste artigo, Hérica Ribeiro é graduada em Letras e professora do SUPERA Uberlândia.

 
Segundo o psicólogo Howard Gardner, o ser humano é dotado de múltiplas inteligências e cada pessoa as desenvolve de maneira particular.

Dessa forma, temos algumas inteligências altamente desenvolvidas e outras subdesenvolvidas, o que não significa que permanecerão assim ao longo de toda a vida. Podemos aprimorá-las de várias formas, e a ginástica cerebral proposta pelo SUPERA as aperfeiçoa através de suas ferramentas pedagógicas.

2013

Além de melhorar as capacidades cognitivas, a ginástica para o cérebro contribui em qualidade de vida e saúde mental ao estimular as conexões neuronais. O ábaco, jogos pedagógicos, neuróbicas e dinâmicas são algumas das ferramentas utilizadas no Supera.

Hoje nos deteremos às dinâmicas e sua importância no desenvolvimento da multiplicidade das inteligências e da saúde mental.

As dinâmicas são atividades lúdicas que propõem de maneira prazerosa as interações sociais, reflexões, resoluções de problema, o exercício da criatividade, etc.; além de permitir ao condutor avaliar os participantes por meio da observação e interação, e aprimorar as múltiplas inteligências nos partícipes.

Quais são as inteligências desenvolvidas por meio das dinâmicas?

Gardner em sua Teoria das Múltiplas Inteligências reconhece os potenciais cognitivos diferentes em cada pessoa, assim, afirma a pluralidade da inteligência.

De acordo com o psicólogo, as inteligências são: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, corporal cinestésica, naturalista, existencial, interpessoal e intrapessoal.

Em uma única dinâmica é possível abordar praticamente todas. Vamos compreender algumas delas.

A inteligência interpessoal trata-se do relacionamento com o outro. Nas dinâmicas de grupo valoriza-se a interação, o respeito mútuo e a cooperação, qualidades essenciais para manter bons relacionamentos, seja em âmbito profissional ou pessoal, necessários a qualquer pessoa.

As dinâmicas exigem que os envolvidos se expressem e sejam compreendidos, englobando a inteligência linguística.

Ao dizermos o que pensamos, sentimos ou defendermos uma ideia, reafirmamos quem somos, o que possibilita o autoconhecimento e a percepção de nossas reações diante de determinadas situações. Atinge-se então, a inteligência intrapessoal que também é responsável pela autoestima.

As músicas frequentemente estão presentes na aplicação das dinâmicas e por vezes estão diretamente relacionadas às ações da atividade.

Por exemplo, em uma dinâmica que é preciso cantar e fazer o movimento solicitado, é preciso perceber a música e seu ritmo, nesse caso, aborda-se a inteligência musical, além da corporal, pois envolve os movimentos do corpo.

De acordo com a proposta e o objetivo de cada dinâmica as inteligências são aprimoradas, desenvolvidas e principalmente percebidas. Quando temos consciência das nossas habilidades e capacidades podemos avaliá-las e perceber quais aspectos precisam de atenção a ser melhorados e quais são as inteligências em que nos destacamos.

Assim como a ginástica cerebral, as dinâmicas também são indicadas para todas as idades, crianças, jovens, adultos e terceira idade, todos tem capacidades cognitivas e podem desenvolver as múltiplas inteligências. Um cérebro ativo é sinônimo de saúde mental e qualidade de vida.

Sair da versão mobile