O Quadro Saúde Mental desta semana fala aos pais sobre a importância do SUPERA para estudantes. Na volta às aulas para o segundo semestre, os alunos que exercitarem o cérebro terão mais chances de encerrar o ano com boas notas e começar as férias mais cedo.
Quando o ano escolar se inicia, trazendo novos amigos, professores, conhecimentos e possibilidades, é comum fazermos planejamentos generalizados, quando os fazemos, mas isso faz com que nossas ações fiquem restritas a responder ou reagir a dificuldades emergentes.
2013É como se “deixássemos a vida nos levar” em relação aos estudos de nossos filhos, tornando-nos bombeiros em constante ação. Surge um incêndio, corremos para apagar; surge outro, nova correria; e outro, e outro… Com a aproximação do fim do ano, as notas se tornam grande preocupação…
A maioria dos pais começa a busca desatinada por professores particulares para aulas de reforço, na tentativa de evitar recuperações ou reprovações. Ora, sabemos que desafios fazem parte de nossa rotina e que enfrentá-los é imprescindível ao nosso crescimento e amadurecimento. Também sabemos que imprevistos acontecem… O que não devemos perder de vista é que muitos “incêndios” podem – e devem – ser evitados, se planejarmos e investirmos no diferencial de formação.
Formação envolve desenvolvimento. Somos seres dinâmicos e não podemos focar a formação de nossos filhos na mera aquisição de conteúdos para aprovação nas avaliações escolares, vestibulares, ENEM… Lidar com formação significa, portanto, adquirir conhecimentos, desenvolver a agilidade de raciocínio, aperfeiçoar estratégias diferenciadas para a tomada de decisões, aprimorar a capacidades de concentração, escuta e argumentação (melhorando as inteligências intra e interpessoais), lidar com desafios, ter persistência, avaliar…
Ao tomarmos consciência da complexidade desse processo, pensamos em SUPERA, um forte parceiro na formação de nossos filhos e nos cuidados com a saúde mental como um todo. Crianças e jovens que fazem SUPERA têm a oportunidade de participar de um processo sistemático de formação que, pela ginástica cerebral, desenvolve e aprimora inteligências e habilidades, fortalecendo também a autoestima e a autoconfiança.
Assim, os desafios postos pela escola e no dia-a-dia são recebidos com autoconfiança, desejo de superação e a consistência de um cérebro turbinado por lidar constantemente com desafios gradativos e variados, possibilitando a geração de novas conexões neuronais e a preparação para enfrentar experiências diferenciadas.
Com a estimulação cognitiva, além de o SUPERA melhorar a saúde mental e a qualidade de vida de nossos filhos, previne a imensa carga de atividades remediadoras, permitindo que o estudante se atenha, com mais propriedade, à sua própria formação.