Tirar o cérebro da zona de conforto é benéfico para todas as faixas etárias. Contudo, manter a rotina do idoso em alguns aspectos ajuda a estruturar seu dia, além de fornecer ordem e previsibilidade, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar geral.
E mesmo que o idoso seja uma pessoa muito ativa e independente, a rotina contribui para ele ter mais espaço dedicado a atividades prazerosas, como encontros sociais, cursos e atividades esportivas e culturais.
Se você está entre os 60+ e deseja ter uma rotina mais saudável, ou tem algum familiar idoso precisando de ajuda para ajustar a rotina, confira este artigo!
Quais os benefícios de manter uma rotina para o idoso?
Estabelecer uma rotina é um aspecto importante do cuidado com os idosos. Veja os principais benefícios!
Sensação de independência
A falta de rotina pode levar o idoso a sentir-se dependente de outros familiares. Porém, quando ele tem suas atividades planejadas, ganha uma sensação de liberdade importante.
Maior produtividade e autonomia
Uma das maiores frustrações para a pessoa idosa é perder sua autonomia, tanto por limitações físicas quanto mentais, como a perda de memória. Logo, a rotina ajuda a manter a produtividade em alta e mantém o idoso mais autônomo.
Mais saúde física e mental
A rotina também ajuda a manter a saúde física e mental. Do ponto de vista do corpo, o idoso se move, toma remédios no horário certo, come, dorme bem e mantém a higiene. Quanto à mente, esta é mais estimulada, inclusive por afazeres que estimulem o cérebro.
Quais atividades não podem faltar na rotina dos idosos?
Chegou a hora de ver dicas para criar uma ótima rotina do idoso.
Autocuidado diário
Ajude o idoso a criar hábitos diários de autocuidado, por meio de uma tabela com os afazeres relacionados à alimentação, higiene, remédio e sono. Combine horários para dormir, fazer as refeições, banhar-se e descreva claramente os horários de cada remédio, se houver. Tirar o cérebro da zona de conforto é benéfico em todas as faixas etárias, porém, quando trata-se de saúde, precisamos ser cautelosos.
Atividades de lazer
As atividades de lazer são muito importantes para o idoso e devem incluir, sobretudo, encontros sociais com amigos próximos. Essas programações podem ser desde simples visitas a conhecidos e passeios até experiências como programações culturais e viagens periódicas.
Estimulação cognitiva
A ginástica para o cérebro é uma atividade que mantém a mente ativa por mais tempo e, assim, proporciona mais qualidade de vida não apenas para idosos, mas para pessoas de todas as idades. No cotidiano, é possível exercitar o cérebro por meio de atividades como leitura, filmes e música, com o manuseio de algum instrumento, por exemplo.
Você também pode investir em cursos como o Método SUPERA, que tem turmas específicas para idosos e trazem atividades divertidas, desafiadoras e são muito eficientes nessa proposta.
Exercícios físicos
Por fim, mas não menos importante, estão os exercícios físicos. O exercício físico previne uma série de problemas de saúde, como osteoporose, atrofias, perda de tônus muscular e dificuldade de respiração, além de doenças neurológicas e cardiovasculares.
Também estimula o cérebro, evita o estresse, mantém a vivacidade e pode ser uma excelente fonte de lazer.
Esperamos que essas dicas ajudem você a compreender e a criar uma rotina do idoso saudável. A melhor idade é uma linda fase da vida e deve ser vivida plenamente! Logo, a estimulação deve contemplar o corpo e a mente, sempre de maneira prazerosa e organizada.
Se você gostou deste artigo, assine nossa newsletter e receba ótimos conteúdos sobre saúde e melhor idade diretamente em seu e-mail!