Pela primeira vez, um congresso de tamanha visibilidade internacional acontece em um país latino americano. Isto representa, portanto, uma oportunidade para a integração da comunidade de neurocientistas e estudantes em relação ao cenário mundial.
2015“Com certeza o IBRO é a oportunidade para muitos neurocientistas brasileiros se espelharem em grandes nomes internacionais e servir como incentivo às pesquisas e estudos na área”, diz a neurocientista Dra. Carla Tieppo.
O objetivo do evento é aprofundar a compreensão da estrutura e função do cérebro, a partir de moléculas de comportamento, através de palestras e simpósios. O programa está sendo preparado por um comitê internacional de alto nível e irá abranger áreas e temas importantes em pesquisa em neurociência da atualidade.
A programação inclui 35 simpósios e mini-simpósios e dez conferências plenas, realizadas presencialmente e virtualmente. Alguns temas envolvem neurociência comportamental, assuntos relacionados à educação, princípios básicos e aplicações básicas sobre dopamina, a base neural da depressão, entre outros assuntos.
O acadêmico e presidente do comitê local, Roberto Lent diz em carta de apresentação no site do evento que “natureza, crescimento econômico, uma população calorosa e boa pesquisa neurocientífica se unirão em prol de uma experiência inesquecível para todos os participantes”.
Representantes da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), os outros organizadores brasileiros são Cecília Hedin-Pereira, o Acadêmicos Luiz Eugênio Mello e o ex-membro afiliado da ABC Stevens Rehen.
O congresso será realizado no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova (RJ). A partir da conferência de especialistas vindos de diferentes partes do mundo, o principal objetivo do evento é aprofundar o conhecimento dos presentes sobre a estrutura e função cerebrais.