Antônio Carlos Guarini, o brasileiro que criou o primeiro método de ginástica cerebral da América Latina, vai falar sobre memória: como funciona, em que situações precisamos mais dela, como podemos preservá-la e, principalmente, como treiná-la.
2016Você sabia que o cérebro pode deixar de lado as funções que não exercita? Pode ser por isso, inclusive, que nossa memória já não é mais a mesma… Na era do dos dispositivos eletrônicos, estamos usando cada vez menos nossa capacidade de armazenar dados na mente.
A comodidade que a tecnologia propõe faz com que o cérebro seja cada vez menos estimulado. Ela muda a maneira como usamos a nossa capacidade de atenção e, consequentemente, a nossa memória.
Quer um exemplo? Tente-se lembrar de dois números de telefone sem consultar a agenda do celular. Difícil, não é?
Para driblar este efeito negativo do uso constante da tecnologia, a solução é praticar exercícios que estimulem nossa capacidade cognitiva, principalmente a atenção. Para entender mais sobre o assunto e melhorar sua memória, ouça a entrevista de amanhã, às 9h. O programa Falando em Saúde pode ser ouvido pela 92,9 FM ou pelo site da Rádio Estadão. http://radio.estadao.com.br/