SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Pratique gratidão e tenha um cérebro feliz

Saúde Mental

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Nossas emoções e sentimentos são instrumentos muito poderosos. O sistema emocional está envolvido no processamento de diferentes tipos de informações que atingem nosso cérebro, como aquilo que vemos e ouvimos. Assim, o colorido emocional que damos à vida influencia diretamente na forma como percebemos as diferentes coisas que nos acontecem diariamente.

Um copo sujo deixado sobre a mesa pode nem ser visto ou ser motivo para uma calorosa discussão. Isso depende muito do seu humor, dos últimos acontecimentos do seu dia ou da sua relação com a pessoa que deixou aquele copo ali.

Nesse sentido, um dos sentimentos mais poderosos para deixar a vida com um tom mais ameno e promover entendimento entre as pessoas é a gratidão. Quando olhamos para o nosso dia, nossa semana e para o nosso ano, nos sentimos gratos pelas oportunidades de aprendizado que tivemos. Quando agradecemos pelo dia de vida, pelo sorriso de uma criança, pela compreensão daqueles que amamos, estamos promovendo um ciclo virtuoso muito benéfico para nós mesmos.

2016

Experimente este exercício: faça um inventário do seu dia todas as noites, antes de dormir. Procure perceber as oportunidades de crescimento mesmo nas coisas mais desagradáveis que viveu.

Perceba a oportunidade de ter sido mais compreensivo e empático em uma discussão. Pense nas razões que levaram a outra pessoa a reagir naquele momento. E, de cabeça fresca, imagine como a mesma história poderia ter acabado de outra forma se você tivesse sido mais compreensivo.

Agradeça por essa oportunidade de reflexão e procure as palavras que você poderia ter dito para evitar uma discussão. A partir daí, mude o foco. Pense nas coisas gostosas que viveu e perceba como sua atitude positiva colaborou com o resultado que obteve. Veja a sua participação em cada ato que levou àquele resultado que você gostou. E seja grato por ter tido essa chance.

Cada vez que você exercitar a gratidão, serão liberados diferentes neurotransmissores e hormônios no seu cérebro e no seu corpo. Essas substâncias químicas vão permitir uma sensação de bem-estar.

Os efeitos da gratidão podem ser sentidos diretamente na melhora dos sintomas de depressão e na qualidade do sono que, por sua vez, também ajudam na melhora dos sintomas de ansiedade.

A gratidão também atua positivamente no equilíbrio das funções do hipotálamo, uma área cerebral envolvida com o controle das funções do nosso corpo, e pode auxiliar numa alimentação mais equilibrada e em hábitos mais saudáveis.

Justamente porque podemos exercitar nosso cérebro em repetir comportamentos benéficos para nós, exercitar gratidão pode trazer resultados incríveis. Se esse exercício for feito diariamente e tornar-se um hábito poderá ser uma fonte inesgotável de felicidade. A gratidão é nossa principal arma contra a desilusão e a dor da injustiça. Pratique gratidão.

Sair da versão mobile