É possível ser uma pessoa melhor em época em que tudo parece descartável e efêmero ?
Neste contexto, a escrita rápida, feita em e-mails e mensagens de WhatsApp é cada vez mais comum, falar em outros tipos de escrita pode ser incomum, mas não deveria.
Neste artigo de hoje vamos te dar boas razões para tornar essa prática um hábito, e um dos motivos é porque escrever te ajuda a ser uma pessoa melhor.
Quer entender por quê? Acompanhe o artigo com a gente.
Como ser uma pessoa melhor: você escrevendo todos os dias no papel
A escrita está presente em nosso dia a dia de forma constante. Nós utilizamos ela em nossos e-mails, mensagens de whatsapp e em agendas de recados. Ela permite que se comunique uma ideia, dê um recado, ou se conte uma história e mais uma infinidade de outras coisas.
Mas para além das funcionalidades triviais, o ato de escrever beneficia o nosso cérebro e pode, também, nos ajudar a sermos pessoas melhores. Vamos entender como?
Comecemos por nosso assunto preferido, o cérebro.
Será que escrever me ajuda a ser uma pessoa melhor?
Existem diversos estudos que comprovam os benefícios da escrita para o nosso cérebro. Em um dos trabalhos mais recentes, pesquisadores de Washington e Indiana observaram que a escrita quando feita à mão potencializa nossa capacidade de aprendizado e memória.
Isso porque, durante a pesquisa, eles notaram uma maior atividade neural no cérebro de crianças que haviam praticado a escrita manual em detrimento daquelas que só observaram letras nas telas.
Nos adultos essas diferenças são ainda mais evidentes. Os pesquisadores observaram que a prática da escrita à mão ativa regiões do cérebro ligadas à linguagem, memória e raciocínio.
Do outro lado do Atlântico, pesquisadores noruegueses também especularam os efeitos da escrita à mão para o nosso desenvolvimento cognitivo. A pesquisa contou com a participação de 24 pessoas, distribuídas entre 12 adultos e 12 crianças, analisadas por meio de um processo conhecido como eletroencefalografia, um método que registra a atividade elétrica do cérebro.
Segundo Audrey Van der Meer, pesquisadora responsável pelo estudo, quando escrevemos por meio de uma caneta, nosso cérebro fica mais ativo durante os movimentos oscilatórios e isso fornece condições ideais para o aprendizado.
Em nota, ela também disse que “O uso de papel e caneta dá ao cérebro mais ‘ganchos’ para você pendurar suas memórias. Escrever à mão cria muito mais atividade na parte sensório-motora do cérebro. Essas experiências sensoriais criam contato entre diferentes partes do cérebro e abrem o cérebro para o aprendizado. Nós dois aprendemos melhor e lembramos melhor.”
Deixando um pouco o cérebro de lado, vamos falar de alguns benefícios práticos que a rotina de escrita oferece para aqueles que a tornam um hábito. Confira a seguir 5 razões pelas quais escrever te ajuda a ser uma pessoa melhor.
3 razões do porque escrever te ajuda a ser uma pessoa melhor
Aumenta nosso autoconhecimento
A escrita é também uma forma de nos conectarmos com nossos pensamentos e, dessa forma, expressar aquilo que sentimos, que desejamos ou precisamos mudar. São essas coisas que impulsionam mudanças, auxiliam nossa tomada de decisão e impactam nossa vida.
Ajuda a organizar as ideias
Escrever é um ótimo jeito de ‘arrumar’ a bagunça que os pensamentos em excesso fazem. Isso também se aplica para aqueles com uma agenda cheia e que precisam reorganizar o seu dia a dia.
Quando temos consciência e controle de nossos pensamentos e tarefas fica muito mais fácil dar o próximo passo.
Nos ajuda a ter consciência de nossos sentimentos
Além disso, quando tiramos um tempo para escrever sobre nós mesmos, passamos a ter mais consciência de nossos sentimentos, a compreender como surgem e como podemos administrá-lo.
A escrita é a nossa forma de comunicação mais direta, por isso é também uma das melhores maneiras de transmitir ideias e expressar sentimentos.