SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Pesquisa aponta que alunos não sabem as operações básicas da matemática

Matemática é uma das matérias que os alunos mais apresentam dificuldades no período de aprendizagem. O que acaba sendo refletido, anos mais tarde, como foi comprovado na Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, realizada no primeiro semestre do ano de 2011, com cerca de seis mil alunos.

A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) é um exame inédito que verifica a qualidade da alfabetização das crianças e foi realizado através de uma parceria entre a organização não governamental Todos pela Educação, Instituto Paulo Montenegro (IBOPE), Fundação Cesgranrio e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

2011

De acordo com os resultados da pesquisa, 57,2% das crianças, entre 6 e 8 anos, que concluíram o 3º ano (2ª série) não atingiu o limite mínimo esperado em relação à matemática. O que significa que de cada 100 alunos, 57 não concluem com sucesso contas simples das operações básicas.

Se somar e subtrair é uma dificuldade com essas proporções, isso pode ser ocasionado por algum problema ao longo do processo de aprendizagem e pode acarretar problemas futuros a esses alunos.   

A pesquisa também revelou que a leitura e a escrita não estão atingindo níveis satisfatórios. Apenas 56,1% dos alunos encontra informações explícitas em textos e quanto à escrita, 46,6% não foi capazes desenvolver uma temática proposta em uma redação.

Esses percentuais são muito aquém das necessidades do nosso país. E desenvolver essas disciplinas é um fator determinante na capacitação desses alunos e na colocação no mercado de trabalho.

Além disso, a matemática, principalmente, é determinante nas questões ligadas a raciocínio, agilidade, interpretação e administração das estratégias. Não só importante para a carreira, mas para a vida. O melhor entendimento das disciplinas contribui com o desenvolvimento das habilidades e das múltiplas inteligências dos alunos.

Sair da versão mobile