SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Pequenos descansos para o cérebro: Porque isso é tão importante?

Existem pequenos descansos que ajudam o cérebro mesmo com a correria do dia a dia. Com a rotina cada vez mais atarefada, conhecer a importância de descansar o cérebro torna-se muito importante, pois uma simples pausa proporciona diversos benefícios e pode potencializar o nosso desempenho. Quer entender mais? Neste conteúdo você verá:

Cuidar do cérebro é importante em todas as fases da vida

Cuidar do cérebro é importante independente da idade. Para isso é preciso adotar um estilo de vida saudável baseado na prática de exercícios físicos, em uma alimentação balanceada e na ginástica cerebral, cujos benefícios afetam diretamente nossas habilidades cognitivas, melhorando nosso desempenho cerebral.

A ginástica para o cérebro envolve uma série de práticas que elevam o potencial desse órgão tão importante. Se você quer entender mais sobre a importância de desafiar o seu cérebro, esse artigo é ideal para você.

Mas além de desenvolver o cérebro, proporcionar descanso a ele é igualmente importante, vamos entender o porquê? Continue a leitura.

Quando o cérebro não tem pequenos descansos ao longo do dia

Você já se questionou sobre o que acontece quando o cérebro está cansado? Diferente do cansaço físico, que muitas vezes pode ser solucionado com uma boa noite de sono, o cérebro cansado nem sempre se recupera em apenas uma noite e seus efeitos interferem no desempenho das tarefas do dia a dia.

Entre os sintomas mais comuns do cansaço mental estão:

Além de evidenciar os efeitos do cansaço no cérebro, estudos científicos têm se debruçado sobre os benefícios que pequenos momentos de descanso proporcionam ao cérebro.

No mais recente deles, pesquisadores observaram que em breves intervalos nosso cérebro realiza um tipo de ‘replay’ da habilidade recém-adquirida tornando o conhecimento consolidado.

Mas a gente sabe que para você, assim como para a grande maioria das pessoas, não é possível simplesmente ‘tirar férias’ ou ter um tempo de descanso mais prolongado, mas felizmente isso não te impede de proporcionar pequenos momentos de descanso para o seu cérebro.

Existem técnicas, como a Pomodoro, que ajudam a ter aquela sensação de relaxamento em meio às tarefas do dia a dia, vamos conhecê-la?

Você conhece a técnica Pomodoro?

Talvez você não saiba o que é a técnica pomodoro, mas, sem dúvidas, deveria. Isso porque essa é uma forma de gerenciamento de tempo que não só proporciona mais foco e disciplina na execução e desempenho das tarefas como também ajuda no descanso do seu cérebro.

Incrível, não é mesmo? Mas essa ideia não é do SUPERA, ela foi pensada em 1980 pelo italiano Francesco Cirillo.

Tudo começou quando ele decidiu testar sua técnica em um cronômetro com formato de tomate, cuja tradução para o italiano é, justamente, pomodoro. 

A moda pegou e nos dias de hoje é comum que estudantes, escritores, professores e empresários utilizem essa técnica para garantir mais produtividade, foco e descanso para o cérebro. Vamos conhecer mais sobre ela?

Como funciona a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro consiste em realizar determinada tarefa por 25 minutos, sem interrupções e, após esse período, fazer uma pausa de 5 minutos, seja para tomar uma água, se alongar ou apenas ‘desligar a mente’. Após quatro ‘pomodoros’ é indicado aumentar o tempo entre as pausas por 15 até 30 minutos.

A ideia é que durante esses 25 minutos você se abstenha de todas as distrações e concentre totalmente sua atenção na tarefa que se propôs a realizar. 

Com o tempo, essa rotina permite uma melhora da sua capacidade de atenção, foco, do seu tempo de qualidade e da sua capacidade de proporcionar descanso para o cérebro mesmo com um dia agitado.

Felizmente essas não são as únicas vantagens da técnica Pomodoro, existem diversos outros benefícios, e você confere alguns deles a seguir. 

5 vantagens da técnica Pomodoro

Não é difícil imaginar quais são os benefícios que o nosso cérebro nos proporciona quando está ‘relaxado’, esse é um dos efeitos da técnica de Pomodoro, cujos objetivos estão fortemente atrelados à diminuição da ansiedade, do estresse, do aumento do foco e da concentração.

Quando determinamos um tempo, seja para trabalho, estudo ou mesmo uma tarefa doméstica, minimizamos os riscos de tornar esse tempo improdutivo e afastamos as distrações, afinal, são 25 minutos de atenção total, isso com o tempo nos proporciona:

Pequenos descansos para o cérebro: O método Pomodoro realmente funciona?

A técnica pomodoro, de fato, funciona. No entanto, algumas pessoas cometem alguns erros durante sua execução, a começar pelo fato de que muitas apenas ligam o cronômetro e não se dispõem a focar totalmente na no estudo, trabalho, ou qualquer que seja a tarefa em questão. Isso torna os 25 minutos pouco produtivo, contrariando os princípios da técnica.

A grande questão é diferenciar quantidade e qualidade. Não é a quantidade de pomodoros que você consegue executar, mas sim a qualidade do tempo que você determina para efetuar sua tarefa!

Para que funcione, é importante que a técnica seja respeitada como um todo: durante a execução da tarefa e que o tempo de intervalo seja destinado ao descanso.

A ideia não é tentar bater recordes de pomodoro, mas sim aproveitar, de fato, o tempo para ser mais produtivo. Não é somente tocar o cronômetro e deixar o tempo passar, entrando no modo automático, mas sim aproveitar cada minuto para ser mais produtivo.

Além disso, assim como qualquer outra técnica para ter mais foco, o pomodoro pode ser adaptado, isso quer dizer que você pode fazer mais de 25 minutos em um único bloco ou também adaptar o tempo do seu intervalo. O importante é encontrar uma forma que funcione para você de proporcionar pequenos descansos para ajudar o seu cérebro.

Sair da versão mobile