Você sabe o que é e como desenvolver o pensamento crítico? Essa é uma das habilidades mais importantes para a constituição do nosso raciocínio e das relações que estabelecemos com o mundo. Quando ela é bem trabalhada, torna-se um pilar relevante para a autonomia e a tomada de decisões ao longo da vida.
A partir dessa ideia, é fácil inferir que é importante estimular essa habilidade desde as fases iniciais da vida. Para ajudar você a contribuir com a construção do senso crítico dos pequenos, criamos este artigo.
Se você tem interesse no tema e quer saber mais sobre o pensamento crítico e suas vantagens para as crianças, continue a leitura!
O que é o pensamento crítico?
O pensamento crítico consiste na capacidade que uma pessoa tem de analisar experiências, fatos, situações ou comentários a fim de formar a sua própria opinião. Para tanto, é preciso construir argumentos com posicionamento ético e baseado em fontes e informações confiáveis.
Um bom raciocínio crítico possibilita formular e defender ideias e pontos de vista originais e bem embasados. Com isso, o indivíduo não é um mero receptor e reprodutor de ideias: ele se torna um protagonista na construção das próprias opiniões.
Quais são os benefícios do pensamento crítico para as crianças?
Desenvolver o pensamento crítico durante a infância ajuda no sucesso escolar, acadêmico e profissional. Afinal, ter a capacidade de tomar decisões mais equilibradas e saber se posicionar quando é necessário são habilidades humanas cada vez mais relevantes na formação de estudantes e valorizadas no ambiente profissional.
Além disso, quando a criança desenvolve o pensamento crítico, ela previne o declínio cognitivo e cria a capacidade de analisar as informações antes de assumi-las como verdadeiras, o que dificulta que ela seja manipulada por informações enganosas. São mais alguns de seus benefícios:
- estimular a curiosidade e a criatividade;
- fortalecer habilidades de liderança;
- ajudar na solução de conflitos;
- motivar a empatia e a flexibilidade;
- ajudar a romper preconceitos;
- formar pessoas autônomas e proativas.
Quais são as principais características do pensamento crítico?
Pensar de maneira crítica quer dizer conseguir raciocinar de maneira clara, utilizando as informações disponíveis para obter a solução para um problema. Também significa só aceitar uma informação após analisá-la e refletir sobre o tema.
Um dos “sintomas” apresentados por pessoas com um bom senso crítico é o de fazer muitas perguntas. São mais algumas de suas características:
- construir argumentos;
- adotar uma abordagem sistemática e consistente;
- compreender a fundo ideias e conceitos;
- identificar inconsistências em informações e ideias.
Quais são as habilidades que o pensamento crítico nos ajuda a desenvolver?
O pensamento crítico implica em diversas atitudes e capacidades que, por sua vez, atuam conjuntamente para abordar situações e informações de forma racional. Algumas das habilidades que ele proporciona são:
- boa capacidade argumentativa;
- boa capacidade de compreensão;
- curiosidade aguçada;
- alta capacidade de reflexão;
- abordagem eficaz de problemas.
Para desenvolver o pensamento crítico de quem você ama, incentive os questionamentos e ensine essa pessoa a entender o motivo por trás de tudo o que faz. Por exemplo, é importante explicar a uma criança por que ela deve ir à escola.
É sempre uma ótima ideia incentivar a construção do pensamento crítico das crianças e adolescentes, além do seu próprio. Essa habilidade pode ser um fator importante para o sucesso e para a construção de um ser humano mais responsável, sábio e íntegro.
Que tal aprender mais sobre o desenvolvimento pessoal e intelectual? Confira nosso artigo sobre como desenvolver habilidades cognitivas!