SUPERA – Ginástica para o Cérebro

O soroban e as crianças, uma parceria de sucesso!

Simone Shimamoto

Simone Shimamoto
Gestora Pedagógica
SUPERA Uberlândia

O Supera Ginástica para o Cérebro tem sido um grande divulgador do Soroban (ábaco japonês) no Brasil nos últimos anos. Os motivos para essa divulgação são muito simples: as incríveis conquistas advindas da utilização dessa ferramenta milenar oriental por pessoas das mais diversas faixas etárias, em termos de saúde mental e habilidades desenvolvidas.

Ora, o soroban, instrumento de cálculo, possui um método rigoroso que, bem trabalhado, permite o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades como: concentração, memória, foco, disciplina, raciocínio lógico e agilidade mental. Essas habilidades são imprescindíveis ao nosso sucesso nas diversas atividades por nós realizadas, seja na resolução de problemas diários, seja no campo estudantil ou na área profissional.

2014Supera e você na Disney

Ao realizar o Shuzan – arte de calcular com soroban – no Supera, trabalhamos com as quatro operações, números inteiros e decimais, positivos e negativos e cálculo mental, obviamente seguindo a lógica da ginástica cerebral e estimulação cognitiva, com desafios variados, constantes e gradativos. Esse processo, além de aumentar nossa autoconfiança, nos convida a buscar e superar sempre.

As crianças, que passam por uma fase de descobertas e vivências intensas, encontram no soroban uma grande possibilidade de ampliar suas potencialidades, superar suas fragilidades e lidar de maneira mais inteira e segura com os novos desafios. As habilidades desenvolvidas permitem maior facilidade e alcance na aprendizagem, subsidiando os estudos e o processo escolar.

O cálculo mental trabalhado no soroban, além de prazeroso e desafiador, estimula o cérebro e promove saúde mental. Realizar o “ábaco mental” permite a efetivação de cálculos rápidos e assertivos. Lidar com esse desafio em diferentes contextos faz parte de nossas ações. Utilizar neuróbicas, realizar ditados, participar de campeonatos, dentre outras, são formas divertidas de aprimorar a agilidade e o raciocínio utilizando o soroban.

Essa semana o Supera realiza, em todas as unidades do Brasil, sua 9ª Olimpíada. São momentos prazerosos que permitem o exercício saudável da competição por meio da superação de desafios e da socialização. Alunos de todas as idades se envolvem nas seguintes atividades: a prática do soroban, administrando o tempo dos cálculos; e o jogo Bloqueio, cultivando boa visão estratégica, concentração e lógica, além de espírito esportivo.

Ora, experienciar esse contexto só pode trazer vivacidade e conquistas. Crianças são curiosas, criativas, potencialmente ativas e muito inteligentes. Sendo assim, essa parceria só pode dar certo não é mesmo? Interagir, superar-se de maneira prazerosa e criativa, vivenciando momentos de conquistas e inter-relações no Supera é um convite pra lá de especial. Valorizar nossas potencialidades, cuidar de nosso ser, deliciar-se com nossas possibilidades, aprimorar nosso autoconhecimento… Isso é saúde mental e qualidade de vida.

Sair da versão mobile