SUPERA – Ginástica para o Cérebro

No Dia da Matemática entenda o que é discalculia

A discalculia pode ser a palavra que você procurava para entender sua dificuldade com números. Quem nunca teve dificuldade para entender conceitos matemáticos, lógica, realizar operações mentais e decifrar símbolos matemáticos?

A habilidade de operacionalizar a matemática – seja nos primeiros anos de vida ou na fase adulta, nem sempre é uma apitidão natural, mas sua ausência ou não familiaridade completa pode significar um diagnóstico mais complexo ou até mesmo o que os especialistas entendem como discalculia.

O que é discalculia?

A discalculia é uma dificuldade de aprendizado numérico resultante de uma má formação neurológica, que não tem relação com o QI, deficiência mental, problemas de audição ou visão ou falta de instrução adequada. Crianças com esta condição têm dificuldade em identificar símbolos matemáticos, fazer cálculos, classificar números, compreender conceitos matemáticos, entender princípios de medida, seguir sequências e relacionar o valor das moedas, entre outras habilidades matemáticas.

O tratamento da discalculia envolve terapia específica e estratégias de ensino adaptadas às necessidades individuais da criança.

Os sinais e manifestações da discalculia variam em cada indivíduo, como também ocorre na dislexia. Além disso, esta condição pode afetar uma pessoa de diversas maneiras durante toda a sua vida. É crucial destacar que as dificuldades enfrentadas por pessoas com esta condição não estão limitadas somente à disciplina de matemática na escola, mas podem afetar suas atividades diárias também.

Existem três tipos principais de discalculia:

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Sintomas gerais associados a discalculia:

Identificar a discalculia em uma pessoa pode ser difícil, já que ela pode se manifestar de várias formas. Algumas das dificuldades mais comuns incluem:

O que é discalculia : Discalculia em crianças:

Na educação infantil, é comum observar sinais desta condição que podem ser indicativos de uma dificuldade mais séria no aprendizado matemático. Alguns desses sinais incluem a dificuldade para aprender a contar, reconhecer padrões simples e entender o significado dos numerais, como associar o numeral 3 a um conjunto de três objetos ou à palavra oral três.

Outro sinal comum é a dificuldade para entender o conceito de enumeração, ou seja, associar um número a uma quantidade de objetos. Identificar esses sinais precocemente é essencial para que se possa agir com intervenções adequadas e minimizar os efeitos negativos da discalculia no desenvolvimento da criança.

“Estamos falando de uma condição neurológica, ou seja, a pessoa com esta condição não tem controle sobre ela. No entanto, uma vez que que há a identificação de forma precoce – e por isso estar atento a estes sinais é tão importante, os pais podem intervir com práticas como o treino cerebral ou ginástica para o cérebro que certamente vão oferecer ganhos e médio e longo prazo”, concluiu a neurocientista parceira do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci.

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