Que comer é uma das melhores coisas da vida, ninguém discorda! E entre as muitas coisas boas trazidas pela tecnologia está a possiblidade de experimentar em casa alimentos que, até pouco tempo atrás, eram restritos a determinados países ou culturas.
Hoje temos mais acesso a ingredientes, receitas, cardápios e delivery, mas ainda assim comemos mal, segundo especialistas em nutrição e somos um dos países com mais problemas relacionados ao excesso de peso, como hipertensão e diabetes.
Seja em um snack, um petisco ou saboreando o prato de um chefe de cozinha: alimentos trazem prazer e conforto e, pensando nisso, o Mindful eating – comer com atenção plena, propõe uma nova forma de encarar a alimentação, baseada na atenção total ao que se come, independentemente da dieta que se siga.
A ideia principal é dar mais atenção ao que colocamos em nossa boca, aproveitando o momento dedicado a cada refeição, como um instante único dentro do nosso dia, que não pode ser interrompido por outras distrações.
“… Começo a promover o despertar da consciência, trazendo mais percepção, foco, autoconhecimento, auto responsabilidade e amor-próprio para o funcionamento do ser como um todo. Com isso, para além do plano alimentar e das necessidades calóricas e funcionais do paciente, cria-se um hábito”, explicou em entrevista a Revista Vida Simples a nutricionista Renata Chiaramonte.
Segundo a especialista, ao acolher o alimento e o momento da alimentação, dedicando sua atenção exclusivamente a isso, conseguimos não somente comer melhor, em quantidade e qualidade, mais aproveitar mais cada alimento, refletindo sobre sua origem, nutrientes, textura, sabor, cor, prazer e até mesmo trazendo gratidão em ter o alimento disponível para ser consumido naquele momento.
A boa notícia é que a ideia pode ser colocada em prática de forma simples, incluindo pequenas mudanças no dia a dia, confira:
- Não utilizar o celular e outros meios eletrônicos quando estiver a mesa;
- Evite ler ou qualquer outra distração quando estiver comendo;
- Sente – se sempre a mesa e procure estar de forma confortável;
- Utilize os talheres a seu favor, descanse – os e troque para a mão não dominante. Aprecie o momento com calma.
- Coma lentamente e aprecie cada mordida: preste atenção no cheiro, temperatura e na textura da comida;
- Evite conversar a mesa e, se estiver acompanhado, traga sempre assuntos amenos e tranquilos;
Com informações da Revista Vida Simples e Veja Saúde
Interessante, não é mesmo? Aproveite para conhecer o Método SUPERA de perto! Clique aqui e agende uma AULA GRÁTIS.