Os avanços tecnológicos impactam significativamente as nossas vidas e atividades cotidianas, proporcionando facilidade e melhor aproveitamento do tempo. Ganhos realmente incríveis! Porém, com tantos recursos nós deixamos o nosso cérebro acomodar. Como assim? Pense em quantos números de telefone você tem armazenados em sua memória. Provavelmente o dos seus pais e/ou filhos, do marido/esposa, do trabalho e o próprio número.
Poucos! Agora, lembre-se de quantos amigos você parabenizou pelo aniversário, apenas quando recebeu o lembrete de alguma rede social. Muitos, certamente! Perceba que atribuímos tarefas simples, que exigem o uso das nossas capacidades cognitivas, à tecnologia. Assim, o cérebro acomoda-se na zona de conforto, deixando de ser exercitado e, por consequência, de aprimorar competências como: memória, raciocínio lógico e atenção, fundamentais em nosso cotidiano.
É preciso compensar essas perdas para manter o cérebro ativo e a saúde mental. O SUPERA, baseado nos estudos da neurociência, faz uso de diversas ferramentas que desafiam o cérebro e exigem que ele saia da zona de conforto. Nesse sentido, usamos a tecnologia a nosso favor. A mais nova ferramenta aliada à metodologia é a plataforma SUPERA Online, que disponibiliza jogos individuais com o objetivo de potencializar a memória, a atenção, a linguagem, o raciocínio lógico e a visão espacial. Os jogos online complementam as atividades realizadas durante as aulas, diversificando o exercício diário, importante na ginástica cerebral.
2015Embora o SUPERA se aproprie das novas tecnologias a favor da saúde mental, também faz uso de ferramentas históricas que proporcionam, de maneira diferenciada, prazerosa e consistente, a estimulação cognitiva. Exemplo disso são os jogos tradicionais como: Gamão, Jarmo, Bloqueio, Torre de Hanói; e os jogos modernos incluindo o Baralho Set e o Abalone. Os jogos no SUPERA são utilizados com fins pedagógicos, de modo que proporcionem desafio aos alunos e permitam que desenvolvam inúmeras habilidades. Conheça algumas delas:
Pensamento Lateral – Nos permite fazer análises a fim de encontrar novas soluções e alternativas para os desafios que nos são apresentados, resolvendo-os de maneira criativa e com qualidade. Dessa forma, é possível explorar novos caminhos do pensamento, expondo ideias que superam os padrões. É o que chamamos de “pensar fora da caixa”.
Inteligência Interpessoal – É a capacidade de estabelecer boas relações sociais, nas quais a pessoa compreende o outro com tranquilidade e faz-se compreendido. Essa habilidade bem desenvolvida contribui para que a pessoa seja mais dinâmica e interaja sem grandes dificuldades em grupos; é um dos critérios mais recorrentes nas seleções de empregos atuais.
Estratégia – Planejamento de ações inteligentes para alcançar o objetivo pretendido, ter a capacidade de adequá-las ou reestruturá-las de acordo com as mudanças que possam surgir no processo. Para estabelecer uma boa estratégia é preciso analisar o contexto, identificar as dificuldades e potencialidades, projetar ações e seus possíveis resultados, além de preparar-se para imprevistos tendo em vista novas soluções.
Os jogos pedagógicos também são ferramentas que permitem potencializar a concentração, a disciplina e a criatividade, todas habilidades que se tornam cada vez mais necessárias na dinâmica e competitiva sociedade atual, seja para os jovens que pretendem ingressar no Ensino Superior, seja para os profissionais que almejam ascensão no mercado de trabalho.
A ginástica cerebral é recomendada para todas as idades, a fim de combater o sedentarismo mental e proporcionar qualidade de vida. Desse modo, podemos lidar com as facilidades que o mundo moderno nos oferece sem prejudicar a nossa saúde mental.