SUPERA – Ginástica para o Cérebro

A importância da lição de casa

Hérica Ribeiro
Graduada em Letras Educadora SUPERA Uberlândia

Inicio a reflexão de hoje a partir da afirmação do Professor Pier, autor da Coleção Neuropedagogia: “O Brasil tem milhões de alunos e pouquíssimos estudantes”.  O professor explica que aluno é aquele que assiste às aulas, enquanto o estudante é quem estuda. Portanto, assistir às aulas não é suficiente para garantir a aprendizagem, é preciso estudar!Nesse sentido, as tarefas de casa são grandes aliadas.

Realizar as tarefas de casa proporciona um momento de reflexão em relação à aula assistida, pois, para realizá-las, evocamos as informações recebidas e retomamos as anotações para solucionarmos os problemas ou situações propostas nas atividades, o que oportuniza a sistematização dos conhecimentos. Além disso, permite que sejam levantadas questões a respeito do assunto, auxiliando na consolidação da aprendizagem.

2015

Apenas a realização das tarefas de casa não faz do aluno, portanto, um estudante. Para isso, é preciso ter hábitos de estudos diários, revisando os conteúdos estudados no dia, relendo textos importantes, de forma sistemática. O estudante deve organizar os seus estudos observando os seguintes aspectos:

Estudar é assumir a responsabilidade da sua aprendizagem, é ser ativo na produção do próprio conhecimento, questionando, investigando, argumentando… Estudar é uma tarefa árdua, que exige dedicação e disciplina, mas que resulta em bons e duradouros resultados.

A construção da cultura do estudo, além de manter nosso cérebro na ativa, nos permite ficar mais focados, aprimora nossos conhecimentos e
linguagem, melhorando nossa participação em conversas regadas a assuntos diversos e nossa compreensão do mundo, o que melhorará nossa autoestima e autoconfiança. Por essas e outras, não devemos estudar para fazer provas, mas sim para aprimorarmos a cada dia nossos potenciais.

Você já parou para pensar no que quer para si? Ser aluno ou estudante? Quanto vale o tempo investido em você mesmo? Pense bem e tome a decisão mais correta para que sua vida tenha, a cada dia, mais qualidade, trazendo-lhe satisfação, autoconfiança e muitas conquistas.

Sair da versão mobile