Você já parou para pensar no quanto a vida parece passar mais depressa a cada dia? Sente que está amadurecendo e começa a pensar mais no futuro em razão disso? Afinal, ser idoso é a partir de quantos anos? A resposta depende de diversos fatores, considerando a idade, propriamente dita, mas, também, a nossa saúde física e mental.
Será que o envelhecimento deve ser uma preocupação das pessoas? Podemos dizer que sim, se isso indicar a você uma forma de começar a se preparar para essa fase. Existem muitos hábitos e ações que podemos adotar para conseguir levar com mais leveza o avanço da idade.
Vamos falar mais sobre isso? Continue a leitura e veja o que fazer para ter saúde e qualidade de vida quando chegar a esta fase da vida!
A partir de quantos anos é considerado idoso?
Na legislação brasileira, é considerada idosa uma pessoa com 60 anos ou mais. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a base é de 65 anos. Mas você pode olhar em volta (ou no espelho) e pensar: tem muita gente com essa idade por aí e que não parece ter envelhecido.
De fato, há muitas evoluções científicas que têm afastado cada vez mais aquela ideia preconcebida que tínhamos sobre o envelhecimento. Hoje, mais pessoas alcançam e ultrapassam bastante os 60 anos, cheias de vitalidade e com aquilo que chamamos de “cabeça boa” — ainda bem!
Na verdade, ser idoso é a partir de quantos anos conseguimos viver com saúde e a mente em pleno funcionamento, não é verdade? Existem muitas coisas que podemos fazer para chegar lá ativos, com alegria e o principal: saudáveis.
Como se preparar para envelhecer bem?
Vamos conhecer, na prática, formas de nos tornarmos pessoas 60+ cheias de vitalidade e, mais ainda, com um propósito de vida? Acompanhe as nossas dicas!
Atividades físicas
O número um da nossa lista já é tão conhecido que quase se tornou um clichê, não é mesmo? A prática de exercícios é recomendada para tudo o que se refere a saúde e bem-estar, independentemente da sua idade. O ideal é encontrar algo que goste de fazer, que torne esse momento prazeroso, e não um fardo.
Alimentação saudável
Aqui, temos mais uma recomendação que os profissionais de saúde não se cansam de dar quando o assunto é o envelhecimento saudável. O fato é que, conforme a idade avança, há certos nutrientes e minerais que vão se perdendo no organismo — e a recomposição deles a partir de uma dieta equilibrada cumpre um papel importante para nos tornarmos idosos ativos e felizes.
Suporte terapêutico
Nesse tópico, cabe lembrar que não é só o acompanhamento de um clínico geral para aqueles check-ups anuais que nos ajudará a manter a saúde, viajar na terceira idade e curtir a vida. É importante, também, cuidar da saúde mental, ter atenção com problemas emocionais e monitoramento profissional, caso seja necessário.
Ginástica cerebral
O envelhecimento cerebral pode ser considerado uma das grandes preocupações de todo mundo que pensa a partir de quantos anos é idoso. A boa notícia é que há muitas formas de exercitar a mente e evitar uma série de problemas que costumam nos atingir com o avanço da idade.
Garantir a longevidade e o bem-estar no envelhecimento vai muito além de saber responder se ser idoso é a partir de quantos anos: 60, 70 ou 80. Trata-se de enxergar a passagem do tempo como parte da vida e, com isso, entender que devemos promover mudanças de hábitos para chegar a essas idades com saúde e alegria.
Por falar nisso, ao ler sobre ginástica cerebral, bateu a curiosidade sobre o assunto? Aproveite para descobrir como jogos para idosos podem ser um aliado cognitivo!