O comportamento humano é um tema que desperta interesse de pesquisadores de todas as partes do mundo. Recentemente, médicos e especialistas da área de neurologia e da psicologia produziram experiências a partir de casos de específicos do empreendedorismo e do mercado de trabalho.
Segundo os médicos, para alcançar novas metas e conseguir boa colocação na profissão não basta ter iniciativa, ser pontual e prestativo. É preciso ser confiante.
2014Para o neurocientista, consultor e bicampeão de voo livre, Ruy Marra, uma das maneiras mais eficazes para melhorar o desempenho no trabalho e sentir-se mais confiante é aliar o esporte ao treinamento do cérebro, conhecido como ginástica cerebral.
Ruy percebeu que no momento do salto para o voo a maioria das pessoas não atingia a velocidade necessária. Dessa observação surgiu uma pesquisa com mais de 2 mil pessoas durante dez anos de trabalho. Aplicando as técnicas da neurociência, o pesquisador concluiu que a origem desse temor geralmente tinha origem na infância.
Ao longo da pesquisa, Ruy pode perceber padrões de comportamento sob estresse. Para os neurocientistas, as trocas afetivas entre pais e filhos na infância são fundamentais para a formação do sentimento de segurança futuramente.
Outra tática para ser mais confiante é fazer aulas de teatro, serviços voluntários e até mesmo yoga, pois essas atividades desenvolvem novas características neuronais. Ou seja, é possível aprender a ser mais resiliente, criativos e perseverantes.
Além disso, é preciso escolher fazer parte da solução e não do problema, cultivar pensamentos de realização e emoções saudáveis. Essas técnicas contribuem efetivamente no desenvolvimento pessoal e profissional.
A ginástica cerebral também é uma alternativa eficaz que promove a longo prazo o bem-estar do aluno. Os benefícios vão desde agilidade de raciocínio à autoestima.
O segredo para quem busca mais confiança é acreditar em si mesmo e em seu potencial.