SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Ginástica cerebral para melhorar o desempenho escolar

Dayse Maceio
Dayse Teixeira é diretora pedagógica do SUPERA Maceió (AL)

Ginástica cerebral: entenda como estimular o cérebro pode ajudar crianças a terem mais interesse e foco para ir bem nos estudos.

Sabemos que o mundo moderno facilita a nossa vida em muitos aspectos, inclusive, por conta dos avanços da tecnologia. Dentre muitos benefícios, a tecnologia nos ajuda a nos comunicar mais rápido e ter acesso aos conhecimentos a qualquer hora. Porém, ela também nos traz mais estímulos e novos hábitos e isso, se mal administrado, pode não ser tão benéfico quanto parece. Você já percebeu como estamos mais agitados, desconfortáveis, menos concentrados e com mais esquecimentos? Você já ouviu falar dos benefícios da ginástica cerebral para quem precisa e está estudando?

A ansiedade, agitação e a descontinuidade nas atividades parecem fazer parte da nossa vida atualmente. Isso ocorre devido à grande quantidade de estímulos que recebemos em quase todos os momentos do dia e estes impactam no desenvolvimento das nossas atividades cotidianas, uma vez que nos deixam mais dispersos e, como consequência, reduzimos o desempenho de habilidades cognitivas como a memória e a concentração, por exemplo.

2016

As crianças que estão em idade escolar, uma fase de construção de novos conhecimentos, cheias de prazos e atividades para cumprir todos os dias, precisam ter como aliadas, dentre outras habilidades, uma boa concentração e memória de trabalho para o êxito na vida acadêmica. Mas, diante do atual contexto isso tem sido um desafio cada vez maior.

Nós, pais, muitas vezes nos perguntamos: o que podemos fazer para ajudá-los? Como fazer os filhos começarem e concluírem uma atividade? Como fazê-los cumprir as atividades de casa sem estresse? São tantas perguntas que nos inquietam…

A boa notícia é que, com os avanços da neurociência, temos algumas respostas. As habilidades cognitivas, como a memória, a concentração, o raciocínio lógico dentre outras, podem ser estimuladas e melhoradas e que isso impacta diretamente no desempenho cerebral.

Ao estimular o cérebro com atividades novas, variadas e com desafio crescente, propiciamos a criação de novas conexões neurais e aumentamos a nossa reserva cognitiva. Ao conjunto de atividades que têm como objetivo a melhoria da performance e do desempenho cerebral, damos o nome de ginástica cerebral. E isso vai contribuir para o desenvolvimento do seu filho.

Com a prática constante da ginástica cerebral, as crianças concentram-se melhor nas aulas, melhoram a memória de trabalho e aprendem mais facilmente os conteúdos escolares; desenvolvem o raciocínio lógico, ganham agilidade de raciocínio e reduzem o tempo de execução das atividades na escola e em casa, sobrando mais tempo para brincar e descansar.

Além disso, desenvolvem o pensamento lateral, que é a capacidade de resolver um problema observando-o por várias perspectivas, e isso faz com que elas sintam-se confiantes e com autoestima.

Com um cérebro bem estimulado e com melhor desempenho, as atividades do cotidiano são desenvolvidas com mais facilidade e menos estresse. Quem não quer o filho com mais qualidade de vida? Se você quer entender mais sobre ginástica cerebral, leia nosso artigo 4 razões da neurociência para praticar ginástica cerebral.

Série especial – Semana Mundial do Cérebro 2016

Sair da versão mobile