SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Ginástica cerebral e preparação para o vestibular e ENEM

Simone Vieira de Melo Shimamoto Gestora Pedagógica Método Supera Uberlândia

Ginástica cerebral e preparação para o vestibular e ENEM

 

Chegou a hora. Vestibular e ENEM a vista. Foco no ensino superior. Quanta concorrência! E agora?

Agora, foco na ginástica cerebral!

Atualmente, muito se tem discutido sobre a importância da estimulação cognitiva para a saúde mental. Com o avanço dos estudos da neurociência e a ampliação dos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro, fica clara a necessidade da ginástica cerebral para a potencialização das ações cognitivas. Junto à alimentação saudável, sono de qualidade e atividade física, a ginástica cerebral adquire condição particular: pilar de saúde e qualidade de vida.

2014

Os jovens em período de processos seletivos, como o vestibular e o ENEM, enfrentam preocupações diversas: estresse advindo da grande concorrência; aquisição de uma quantidade enorme de conteúdos; necessidade de raciocínio ágil e de excelente memória; pouco tempo para realização de todas as atividades… Aproveitar as possibilidades do cérebro para apurar potenciais, superar e aprimorar fragilidades é diferencial nessa “corrida”.

Nesse sentido, a ginástica cerebral é uma grande aliada. A estimulação cognitiva, comprovadamente, aumenta a capacidade e a agilidade de nosso cérebro. Como? Por meio de desafios variados, constantes e gradativos, potencializamos nosso cérebro que passa a responder com maior rapidez e consistência aos desafios postos em nosso dia-a-dia. Utilizando ferramentas diversificadas e prazerosas, com planejamento consciente e intencional, o Supera possibilita aos alunos o aprimoramento de habilidades como: raciocínio lógico, memória, concentração, foco, pensamento lateral, agilidade mental e estratégias lógicas; habilidades imprescindíveis a uma mente saudável.

Ao sentirmo-nos mais fortalecidos nesses quesitos, nossa auto-estima e autoconfiança aumentam, dando maior consistência ao processo. Aproveitando a incrível capacidade de nosso cérebro se revitalizar e se renovar, por meio do cálculo no ábaco, dinâmicas, neuróbicas e desafios lógicos, o alcance do Supera em relação à estimulação cognitiva tem sido um diferencial, especialmente para o público de vestibulandos e concurseiros.

Nosso cérebro, desafiado e devidamente estimulado, supera desafios, produzindo substâncias essenciais à estimulação cognitiva saudável.  Dentre tais substâncias, destacamos as neurotrofinas, moléculas que produzem e promovem a saúde das sinapses e das células nervosas. Essas, quanto mais ativas, mais neurotrofinas produzem, ampliando conexões entre as distintas áreas do cérebro e aprimorando as sinapses. Assim, com a ginástica cerebral, estimulamos a efetivação de novos padrões de atividades neuronais, possibilitando melhoras substanciais em relação a: concentração, memória, humor, atenção, aprendizagem, superação do estresse, movimentos e funções intelectuais em geral. Comprova-se, deste modo, a importância da estimulação cognitiva para a qualidade de nossa saúde mental.

Os jovens que estão na corrida por uma vaga no ensino superior devem, portanto, investir na ginástica cerebral, surpreendendo o cérebro, tirando-o da zona de conforto advinda das rotinas, apresentando-lhes novidades inesperadas e prazerosas, convidando-os ao encanto de superarem-se cada vez mais.

Certamente, os jovens com raciocínio ágil, pensamento estratégico elaborado, análise lógica consistente e boa memória, conquistarão com maior competência e menor tempo, o tão almejado acesso ao ensino superior, além de saúde mental e uma vida de máxima qualidade.

Sair da versão mobile