A gestão de carreira prepara você para agarrar oportunidades de crescimento no trabalho, assim como aprender a dizer “não” quando necessário. Afinal, no trabalho, é importante filtrar o que merece investimento e o que precisa ser deixado de lado em algum momento.
Nem sempre é fácil colocar essas questões em prática. Por isso, vamos entender a seguir o que é a gestão de carreira e algumas dicas!
O que é?
Trata-se do conjunto de ações de planejamento aplicadas para guiar o caminho de um profissional a curto, médio e longo prazo. Assim, devem ser considerados seus desejos e necessidades no trabalho, além das diretrizes da empresa que você quer fazer parte.
Esse gerenciamento é importante por envolver escolhas conscientes e bem planejadas para conduzir alguém no caminho profissional desejado. Caso contrário, a postura passiva pode levar à insatisfação com o trabalho.
Como fazer uma boa gestão de carreira?
Diante da relevância mostrada, conheça 4 dicas para colocar essa gestão em prática:
- planeje etapas de crescimento, mas sem tirar os pés do chão, já que a evolução é gradual;
- invista em qualificações para ampliar suas competências;
- não espere muito tempo passar para sair da zona de conforto. Algum risco precisa haver, embora existam formas de minimizá-los;
- peça feedbacks para entender como melhorar e saber quais são seus pontos fortes.
A seguir, acompanhe um infográfico especial que preparamos, com benefícios de uma gestão de carreira, além dos riscos em não fazê-la.
Como visto anteriormente, fazer uma gestão de carreira é importante para que você evolua profissionalmente e alcance melhores resultados, conforme seus desejos, necessidades e expectativas. Sem contar com esse planejamento, a possibilidade de uma frustração com o seu rumo no trabalho é alta.
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