SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Ganhe agilidade mental com o ábaco

Ganhe agilidade mental com o ábaco

 

Ganhe agilidade mental com o ábaco

 

 

O ábaco é uma das ferramentas mais importantes do método SUPERA, curso de ginástica cerebral que usa a neurociência para desenvolver as múltiplas inteligências (lógico-matemática, linguística, relacionamento, etc…)

Não raro nos dias atuais, as pessoas reclamam de falhas de memória, mente lenta e falta de foco. Por isso, é importante estimular o cérebro. O ábaco é um excelente instrumento para desenvolver habilidades cognitivas como atenção e agilidade de raciocínio.

2014

Segundo a neurocientista Carla Tieppo, consultora da rede de escolas SUPERA, o ábaco permite desenvolver a capacidade de fazer cálculos mentais, sem depender de um talento comum do indivíduo de representar números como quantidades concretas.

“Indivíduos que não têm esse talento natural podem facilmente desenvolver esta capacidade através da vivência da representação dos cálculos no ábaco, que promoverá a automatização destes circuitos para a realização de cálculos no mundo concreto, através de uma vivência sensorial e motora, uma forma de representar a matemática dentro de si”, afirma Dra. Carla Tieppo, referindo-se ao instrumento milenar de cálculo até hoje muito usado no Oriente.

A capacidade de realizar cálculos mentais com agilidade e eficiência pode ser adquirida através de estímulos à área do cérebro que é também responsável por processar estímulos visuoespaciais.

Quando os cálculos matemáticos utilizam circuitos que representam as quantidades a partir de sua existência concreta, pode-se fazer cálculos e aproximações com maior agilidade e exatidão. Uma vez que estes circuitos encontram-se facilitados dentro do cérebro, a utilização dos mesmos requer cada vez menos esforço e os cálculos a serem executados podem gradativamente ir aumentando sua dificuldade.

Há indicações, fundamentadas por experimentação científica, de que estes circuitos entre neurônios são mais facilmente ativados quando foram previamente treinados para responder de forma automática. Assim, da mesma forma que acontece durante os exercícios no ábaco, o indivíduo muitas vezes nem sabe como este cálculo foi executado.

A partir de alguns meses de treino com o ábaco, qualquer pessoa pode sentir os benefícios da agilidade mental, com novos circuitos matemáticos turbinados e prontos para serem usados nas contas do cotidiano.

 

 

Sair da versão mobile