
Recentemente foi publicado na revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) o artigo intitulado “Supera cognitive stimulation study with cognitively-unimpaired older adults: methodology and initial results of a randomized controlled clinical trial”, um importante estudo brasileiro sobre estimulação cognitiva em pessoas idosas sem comprometimento cognitivo.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), com colaboração com o departamento de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina também da Universidade de São Paulo. Tendo como responsáveis, as pesquisadoras Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda, Profa. Dra. Sonia Maria Dozzi Brucki e Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva, associadas à uma equipe de cientistas e gerontólogos.
O estudo teve como objetivo descrever de forma detalhada a metodologia adotada no Estudo Supera de Estimulação Cognitiva, um ensaio clínico randomizado, controlado e cego, voltado para a avaliação dos efeitos de um programa multicomponente de estimulação cognitiva em pessoas idosas. Essas características asseguram rigor metodológico e garantem maior confiabilidade aos resultados.
O artigo também apresenta os dados iniciais da primeira avaliação, coletados entre os meses de fevereiro e março de 2022, antes do início das intervenções.
Um ensaio clínico com esse nível de robustez é considerado o padrão-ouro em pesquisas sobre intervenções em saúde. No caso deste estudo, a randomização garantiu que os participantes fossem distribuídos aleatoriamente entre os grupos, reduzindo vieses; o controle permitiu comparações com grupos que não receberam a intervenção principal; e o cego possibilitou que os avaliadores não soubessem a qual grupo cada participante pertencia, o que evita vieses para os resultados. Outro diferencial relevante é o acompanhamento longitudinal, com avaliações realizadas aos 6, 12, 18 e 24 meses do estudo.
A estimulação cognitiva é considerada uma intervenção capaz de promover benefícios significativos para a saúde cognitiva, auxiliar na promoção da saúde mental, na preservação da autonomia e na contribuição com o envelhecimento saudável. Embora existam evidências internacionais sobre os benefícios dessa modalidade de intervenção, o Brasil ainda carece de estudos com esse nível de controle metodológico e acompanhamento de longo prazo.
O Estudo Supera se destaca por preencher essa lacuna, sendo um dos maiores ensaios clínicos randomizados no cenário brasileiro na temática, com 207 participantes com idade igual ou superior a 60 anos, cognitivamente saudáveis, divididos em três grupos: um grupo experimental (participantes do programa Supera), um grupo controle ativo (que participou de aulas sobre envelhecimento saudável) e um grupo controle passivo (sem intervenção).
Os dados iniciais indicam que os três grupos apresentaram perfil homogêneo em termos de idade (média de 67,5 anos), sexo (73% mulheres), escolaridade (média de 17 anos de estudo) e desempenho cognitivo. A única diferença estatisticamente significativa foi observada nos sintomas depressivos, ligeiramente mais elevados no grupo selecionado para receber programa do Supera.
A publicação do artigo descritivo dos métodos antes dos resultados principais é importante para documentar publicamente o delineamento do estudo, oficializar seu nome na literatura científica e reforçar o compromisso com a transparência, a reprodutibilidade e o rigor científico. O artigo pode ser acessado gratuitamente no site da editora: https://www.thieme-connect.de/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0045-1809882 ou na base de dados de publicações médicas PUBMED: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40602798/ , que é o maior portal de estudos científicos da área da saúde.
Além da relevância científica da pesquisa, destaca-se a importância da parceria entre cientistas e empresas privadas que buscam assegurar a eficácia e a credibilidade de suas metodologias por meio da validação científica. A realização de um estudo dessa natureza representa o compromisso em oferecer intervenção baseada em evidências e segura para a população idosa.
Referência:
DA SILVA, Thais Bento Lima et al. Supera cognitive stimulation study with cognitively-unimpaired older adults: methodology and initial results of a randomized controlled clinical trial. 2025. DOI: 10.1055/s-0045-1809882. Acesso em: 07 jul. 2025.
Assina esse texto:
Profa. Ms.Gabriela dos Santos. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP), Graduada em Gerontologia pela USP, com Extensão pela Universidad Estatal Del Valle de Toluca. Assessora científica do Supera Instituto de Educação.
Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva – Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra e Doutora em Ciências com ênfase em Neurologia Cognitiva e do Comportamento, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente do curso de Bacharelado e de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH- USP), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Coordenadora de Grupos de Apoio para cuidadores da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É parceira científica do Método Supera com a condução de ensaios clínicos. Coordenadora do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da Universidade de São Paulo. E-mail: thaisbento@usp.br
Prof. Especialista. Tiago Nascimento Ordonez
Gerontólogo pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estatística Aplicada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Pós-graduando do MBA em Data Science e Analytics pela USP. Exerceu a função de Gerontólogo na Prefeitura de São Caetano do Sul entre os anos de 2014 a 2016. E esteve como coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVI) da Prefeitura de Diadema entre 2017 e 2020. Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo (GETC) da USP. Bacharelando em Medicina da Universidade Federal do Recôncavo Bahiano (UFRB). E-mail: tiagordonez@gmail.com