A competência profissional é um tema relevante para todas as pessoas que estão no mercado de trabalho. Independentemente do nível de experiência, do grau de formação, do segmento de atuação e da renda, desenvolver competências é uma responsabilidade e um ato de valorização individual.
Desta forma, é sempre interessante buscar meios de ter uma boa performance profissional, seja por meio da realização de um curso, do desenvolvimento de soft skills ou simplesmente pela mudança de comportamento dentro do ambiente profissional.
Neste artigo, você vai entender o que é competência profissional e as diferenças entre ela e a habilidade profissional. Além disso, mostraremos quais são as competências mais exigidas pelo mercado atualmente, acompanhadas de dicas de como desenvolvê-las. Ficou curioso? Continue a leitura e comece a sua jornada de desenvolvimento pessoal.
O que é competência profissional?
A expressão “competência profissional” é utilizada para se referir à soma dos conhecimentos técnicos e habilidades de um indivíduo e sua aplicação no mercado de trabalho.
Essas competências ditam a capacidade que uma pessoa tem de executar tarefas no âmbito profissional. Por isso, podemos dizer que está diretamente relacionada com aptidão, habilidades e qualificação.
Qual é a diferença entre habilidades e competências?
As habilidades profissionais não se confundem com a competência, tendo em vista que são vistas como uma condição inata de cada indivíduo. Ou seja, são características que nascem com a pessoa e ela as carrega ao longo da vida.
A competência, por sua vez, pode ser aprendida e desenvolvida de diferentes maneiras, contribuindo para o melhor uso das habilidades.
Por isso, a competência é vista como algo que pode ser objeto de treinamentos visando o seu desenvolvimento. As habilidades, por outro lado, são qualidades que um profissional tem para desenvolver algo.
Quais são as competências profissionais mais procuradas no mercado?
Hoje, o mercado de trabalho está buscando profissionais dinâmicos que tenham uma visão ampla dos problemas, habilidade de comunicação e capacidade para resolver problemas e enfrentar desafios. Assim, entre as competências profissionais mais demandadas pelo mercado, destacamos:
- Conhecimento envolvendo novas tecnologias e tendências para o setor: uma pessoa com capacidade de enxergar o mercado de uma forma ampla, identificando oportunidade e tendências têm mais condições de oferecer suporte e contribuir para criatividade na resolução de problemas e implementação de mudanças.
- Aprendizado constante: o bom profissional deve trabalhar constantemente em busca de novos conhecimentos e autodesenvolvimento. Por isso, um indivíduo que busca aprendizado constante se diferencia no mercado de trabalho.
- Relacionamento e comunicação interpessoal: é cada vez mais importante que os profissionais desenvolvam suas habilidades de comunicação e relacionamento, uma vez que esses dois pontos são fundamentais para alcançar resultados mais eficientes dentro de uma organização empresarial.
- Trabalho em equipe: outra competência exigida pela maioria das empresas é a capacidade de trabalho em equipe. Independente do cargo ocupado, é indispensável que o profissional esteja apto para trabalhar de forma eficiente e dinâmica junto de outras pessoas.
- Equilíbrio emocional: a inteligência emocional é uma competência que pode ser desenvolvida e que faz toda a diferença no contexto organizacional.
De forma geral, algumas competências são de maior ou menor importância, dependendo da atividade exercida e da vaga a ser ocupada.
No entanto, independente das exigências específicas do cargo que você pretende ocupar, é recomendado desenvolver competências voltadas para o relacionamento, comunicação, concentração, criatividade, foco, raciocínio lógico e disciplina.
Como desenvolver competências profissionais?
Existem diferentes estratégias que podem ser aplicadas com o objetivo de desenvolver uma determinada competência profissional. Mas, antes de colocar qualquer ação em prática, você precisa querer melhorar enquanto profissional, ter uma meta clara e estar disposto a ouvir e aprender.
Com isso em mente, poderá investir em autoconhecimento, buscando livros que abordem uma competência que você está querendo desenvolver, ou, ainda, apoio especializado em cursos com finalidades específicas.
4 dicas para se destacar
Se você deseja se tornar um profissional diferenciado precisa começar a desenvolver suas competências profissionais o quanto antes. A seguir, selecionamento quatro dicas que vão ajudar neste processo. Confira!
1. Seja curioso
A curiosidade é provavelmente uma das características que mais favorecem um profissional. Isso porque uma pessoa curiosa está sempre querendo entender como os processos funcionam e aprender a usar novas ferramentas.
Por isso, a curiosidade é uma característica chave e que pode ser utilizada de forma positiva no desenvolvimento das suas competências profissionais.
2. Reserve um tempo para o seu desenvolvimento
A organização e a dedicação são importantes no busca pelo progresso pessoal, independente da área que você queira melhorar. Por isso, reserve, na sua agenda, um tempo para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de suas competências profissionais.
3. Converse com as pessoas
A comunicação é uma chave para a evolução em diferentes áreas da vida. Por isso, converse com as pessoas. Essa dica não se restringe ao seu círculo social. Então, invista na comunicação com colegas de trabalho, pessoas com quem você tem contato no dia a dia, desde o atendente do supermercado até o proprietário do comércio próximo da sua casa.
O diálogo com pessoas permite que você as conheça, entenda diferentes pontos de vista, desenvolva a empatia e consiga trazer todo esse conhecimento para a sua vida, inclusive a profissional.
4. Busque suporte especializado
Por fim, busque suporte especializado. Há diversos cursos que são focados na potencialização das capacidades cognitivas e que visam aumentar habilidades como a criatividade, concentração, foco, segurança, autoestima, raciocínio lógico, perseverança, disciplina, comunicação, entre outros.
Essas habilidades vão ajudar muito no desenvolvimento das suas competências profissionais, agregando qualidade para o seu trabalho e contribuindo na sua evolução pessoal e profissional.
Conheça o Método SUPERA
O SUPERA está no mercado desde 2006 e é a primeira escola de ginástica para o cérebro da América Latina. A instituição, que atende a pessoas de todas as idades, oferece cursos que ajudam a melhorar o desempenho no trabalho e o desenvolvimento de competências profissionais, por exemplo.
Com 400 unidades espalhadas pelo país, o Método SUPERA é exclusivo e inovador, já que alia educação e neurociência. Sem dúvida, a opção perfeita para profissionais em busca de suporte especializado no seu autodesenvolvimento.
Como você viu, as competências profissionais podem (e devem) ser desenvolvidas. Com dedicação, empenho e foco naquilo que realmente importa, é possível se tornar um profissional diferenciado e ampliar as oportunidades de alavancar a sua carreira.
Quer desenvolver suas competências profissionais? Conheça o Curso de Ginástica para o Cérebro do SUPERA e comece desde já a sua jornada de sucesso.