Para ser mais criativo é preciso dar cérebro os estímulos certos que criam ideias inéditas e respeitam o conceito de inovação, entenda.
No dia 17 de novembro foi celebrado o Dia da Criatividade, uma palavra que tem muita importância no dia de hoje, seja na vida pessoal ou na profissional.
A criatividade é uma qualidade de quem tem ideias originais ou possui a capacidade de sempre criar, mas não é um dom, e sim uma competência que pode ser desenvolvida por quem não tem e aperfeiçoada por quem já se mostra criativo.
Muitas vezes, a criatividade pode ser confundida com a palavra inovação, algo equivocado quando é entendido desta forma, pois, apesar de serem conceitos complementares entre si, não se pode usá-los como sinônimos.
A criatividade é a capacidade de produzir novas e inéditas ideias, já o conceito de inovação se refere à concretização dessas ideias.
Portanto, a criatividade é uma habilidade, que nossa mente é capaz de criar de acordo com determinadas situações e estímulos, podendo ser canalizada ou não para uma ação.
Por outro lado, a inovação já está relacionada à ação porque é quando a ideia é colocada em prática e passa a impactar a vida das pessoas.
Logo, o que podemos dizer é que a criatividade é o primeiro passo para a inovação.
O mercado de trabalho tem cada vez mais a vontade de ter profissionais criativos porque empresas estão buscando atualmente, pessoas que sejam capazes de trazer e propor soluções originais, encontrando formas criativas e inovadoras de resolver as questões diárias que envolvem o mercado.
Por isso, é muito comum algumas empresas contratarem candidatos que mostram suas capacidades criativas e de adequação aos mais diversos cenários, além de um bom currículo.
Isso acontece porque cada vez mais as organizações estão percebendo que equipes criativas tendem a desenvolver constantemente novas ideias, aumentando as chances de sucesso da empresa, além de deixar o local de trabalho mais produtivo e agradável, com profissionais mais engajados.
Se a criatividade é uma habilidade que pode ser alcançada, como fazer para estimulá-la?
Apesar de se manifestar de diferentes formas, existem algumas atividades que comprovadamente funcionam para estimular o pensamento criativo.
Confira algumas dicas:
- Mexa o corpo: Pesquisas mostram que a prática de exercícios físicos ajuda a sair do pensamento dominante do cérebro esquerdo e adotar uma mentalidade mais criativa.
- Use a sua imaginação: Uma forma de liberar a criatividade é reservar um tempo todos os dias para desenhar, escrever, ler, criar narrativas.
- Dê um tempo a sua mente: Faça uma pausa e dê um descanso para sua cabeça se recuperar e abrir caminhos para novas ideias. Fazer uma pausa e ter um momento de tédio pode ajudar a relaxar e fazer pensar com mais clareza.
- Saia da sua zona de conforto: Faça cursos ou estude assuntos que não tenham a ver com sua área profissional, mas que seja algo que você já pensou em fazer. Sair da sua zona de conforto ser transformador para sua criatividade, ajudando a criar novas ideias.
Ser criativo é uma construção que precisa ser desenvolvida todos os dias cada vez mais e que está ao alcance de todos!