Quer saber como manter o foco nos estudos do seu filho, especialmente nas aulas on-line? Essa tem sido uma pergunta cada vez mais comum para pais e mães. Inclusive, esse questionamento contribuiu para que muitos fossem ao consultório médico durante a pandemia por desconfiarem de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade).
Mas nem sempre esse transtorno é o responsável pela falta de foco nos estudos. O excesso de informação que as pessoas recebem todos os dias pode ser outro gatilho para isso. Muitas vezes, nem os pequenos escapam dessa realidade.
Então, se identificou com a situação descrita? Ela costuma ser comum na vivência de mães e pais. Portanto, listamos dicas para reverter o quadro e saber como ter mais foco e concentração. Confira!
Tenha um local adequado
É mais difícil focar nos estudos em casa quando não se tem um local específico. Por exemplo, seu filho costuma estudar na cozinha, onde tem muita gente por perto interagindo? Isso é um gatilho para distração, especialmente nos pequenos, com menos maturidade para compreender a importância dos estudos.
A mesma lógica é utilizada se eles forem estudar na sala, onde costumam assistir à televisão. Ou até mesmo na cama, local em que dormem.
Para manter o foco nos estudos do seu filho, é importante separar um local adequado para isso. Não é preciso muito: uma cadeira e mesa, materiais de base (caderno, lápis, caneta, marcadores de texto etc.) já dão conta do recado para começar.
Além disso, certifique-se de que este espaço seja confortável o suficiente para que ele não queira abandonar a atividade por causa de dores físicas ou incômodo com barulho. Se o seu filho já tem dificuldade de foco, evitar distrações é a melhor estratégia.
Intercale as disciplinas
Outra recomendação de como manter o foco nos estudos do seu filho é intercalar as disciplinas. Isso porque, ao intercalar, o cérebro sabe que diariamente deve aprender coisas novas. Caso contrário, repetir um mesmo assunto com frequência pode causar frustração, o que facilita a distração.
Para auxiliar, faça seu filho pensar no cronograma como uma brincadeira. Brincar ajuda o cérebro a aprender assuntos novos todos os dias. Essa estratégia pode ficar ainda mais interessante ao colocar a matéria preferida do seu filho no meio das demais. Desse modo, para chegar até ela, é preciso se empenhar na conclusão das demais disciplinas.
Elimine as distrações
Se o seu filho estuda próximo à televisão, videogame ou celular, é comum que ele se distraia e deixe as tarefas de lado. Então, no horário de estudo, deixe essa e as demais distrações longe do campo de visão. Aqui, voltamos à necessidade de um lugar próprio: nele, tais itens não devem ficar disponíveis, ajudando seu filho a se esforçar nos estudos.
E aí, o que achou das dicas de como manter o foco nos estudos do seu filho? Além das recomendações citadas, é importante ter um cronograma de estudos para manter a disciplina. Desse jeito, fica mais fácil definir o que deve ser iniciado e finalizado ao estudar. Logo, a capacidade analítica é desenvolvida.
Conseguiu entender como ter mais foco e concentração nos estudos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das atualizações de conteúdo para conferir outras dicas!