Discussões sobre as gerações viralizaram na internet recentemente. Você deve ter se deparado com posts sobre o assunto, muitas vezes em tom bem-humorado. Mas será que sabe mesmo o que é e quais são as características da geração Z?
Você já deve imaginar que estamos falando sobre jovens que nasceram em determinada época e têm uma relação mais estreita com as inovações tecnológicas. Mas o tema vai além disso.
Neste post, vamos apresentar as características da geração Z, assim como importância de conhecê-las. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco!
Quem faz parte da geração Z?
Muita gente tem dúvidas em relação a quem, de fato, faz parte dessa ou de outras gerações. Existem algumas controvérsias em relação ao exato ano de começo da geração Z, e muitos defendem que a identificação com ela pode ser um fator determinante para se enquadrar.
Mas, de modo geral e simplificado, a divisão que temos atualmente é a seguinte:
- baby boomers: nascidos dos anos 40 e aos anos 60;
- geração X: nascida de 1961 a 1980;
- geração Y/millenials: nascida de 1981 a 1994;
- geração Z: nascida a partir de 1995.
Quais as características da geração Z?
Para entender precisamente quem faz parte desse grupo, é preciso saber um pouco mais sobre suas características marcantes. Veja, a seguir, as principais.
São imersos na tecnologia
Uma das características mais marcantes é o fato de essas pessoas já terem nascido quando as inovações tecnológicas estavam a todo vapor. Por conta disso, a maior parte dessa geração nasceu imersa no mundo tecnológico.
Ter uma relação íntima com o mundo digital é algo comum entre esses jovens. Esse grupo desconhece uma divisão entre o mundo digital e o mundo real: para eles, um é continuação do outro. A internet é um meio e um fim, no qual a geração Z se engaja em discussões e interage socialmente.
Têm consciência social
A ideia de consciência social (ou social awareness) diz respeito aos aspectos políticos, ambientais e psicossociais que marcam o contexto atual. As crianças e adolescentes de hoje em dia se preocupam com temas complexos, como justiça social, desenvolvimento sustentável e a economia de um país.
Cada vez mais, vemos pessoas muito jovens com boas noções políticas e posicionamentos bem definidos, independentemente de ensinamentos e doutrinas de escolas e responsáveis. Isso é uma decorrência do quão conectados elas são.
São imediatistas
Uma forte característica, que acaba influenciando também gerações mais antigas, é o imediatismo. A vida atual é corrida e demanda que tudo seja feito com urgência. É possível acessar a diversas informações a apenas um clique de distância.
Por terem sido criados nesse ambiente, os indivíduos que fazem parte da geração Z não perdem tempo. Se por um lado são impacientes, são também ágeis e práticos.
Evitam os rótulos
Finalmente, tal geração prefere evitar os rótulos e, portanto, tem uma identidade mais fluida. Isso é visível em diversos aspectos da personalidade — é claro, variando de pessoa para pessoa.
Ainda evitam dogmas e definições que podem colocá-los em “caixinhas”. Em geral, as discussões sociais em que a geração Z se engaja costumam levar a esse tipo de (não) identificação por parte de seus membros, especialmente os mais jovens.
Por que entender as características da geração Z?
Se você não faz parte desse grupo, é provável que conheça alguém dele. Entender mais sobre a geração Z ajuda a ter mais noção sobre as mudanças que acontecem no mundo — até mesmo porque parte dela já está no mercado de trabalho.
Conhecer as características da geração Z é importante para saber como se relacionar com seus membros, seja em ambientes de trabalho, na família ou em outros contextos. Além disso, o conhecimento sobre as demais gerações ajuda a compreender melhor e navegar pelo contexto social em que vivemos.
Você já conhecia o conceito de geração Z? Gostou de saber mais a respeito? Compartilhe este post nas redes sociais para disseminar conhecimento!