Treinamento cerebral, rotina de exercícios físicos, manutenção das relações sociais, prevenção de fatores de risco cardiovasculares, boas noites de sono e alimentação saudável são algumas práticas recomendadas por especialistas tanto da área da saúde, neurociência e educação, a fim de garantir bem-estar.
De acordo com a nutricionista clínica Silvia Calil, especializada em alimentos para o cérebro, existem algumas substâncias encontradas em determinados alimentos que contribuem para o bom funcionamento do cérebro e devem ser incluídos na dieta.
“Algumas substâncias que estão presentes nos alimentos, como Ômega3 e licopeno, favorecem a cognição. E são muito importantes para o aprendizado. Essas substâncias estão presentes nas frutas, verduras, legumes, peixe, ovos, azeite de oliva”, diz a especialista em alimentos para o cérebro.
2016O licopeno é uma substância carotenoide caracterizada pela cor avermelhada e, portanto, está presente no tomate, na melancia, morango entre outros vegetais sendo que, quanto mais intensa for a cor vermelha, maior a quantidade da substância. O que chama atenção é que é um antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento.
O tomate é a principal fonte de licopeno. Como esta substância é melhor absorvida na presença de gorduras saudáveis, a adição de uma pequena dose de gordura monoinsaturada (como o azeite de oliva) facilita o transporte, a absorção e a ação do licopeno no organismo.
Outra característica que aumenta a biodisponibilidade do licopeno é preparar o alimento cozido. O licopeno presente na melancia e no mamão é muito biodisponível (aproximadamente 60%), já no tomate cru é em torno de 13%, enquanto que este mesmo, cozido, sobe para 70%.
Desta forma, selecionamos uma receita com estas substâncias que vão deixar o seu cérebro saudável. Confira:
Tempo de preparação: 35 min / Serve quatro pessoas
Nutrientes por porção:
Kcal 224 / Carboidratos 11g / Açúcares 9g / Fibras 4g / Proteínas 31g / Sodio 0,6g
Ingredientes:
6 Dentes de alho
1 Pimentão vermelho picado e sem sementes
Gengibre descascado e picado (você pode utilizar um pedaço equivalente ao polegar)
1 Colher de chá de açafrão
1 Colher de sopa de coentro em pó
1 Colher de sopa de óleo de colza (óleo de canola)
2 Colheres de chá de sementes de cominho
1 Colher de chá de sementes de funcho
800g De tomate picado
200g de feijão verde
1 Colher de sopa de tamarindo
4 Pedações de peixe, você pode utilizar pescada
Um punhado de folhas de coentro, picadas grosseiramente
Arroz para servir como acompanhamento
Modo de preparo:
Em uma panela, acrescente o alho, pimentão, gengibre, açafrão e o coentro em pó com um copo americano de água.
Aqueça o óleo em uma outra panela e acrescente as sementes de cominho e de funcho para, em seguida, adicionar o gengibre. Frite por 3 minutos.
Coloque os tomates na primeira, além de uma lata de água. Adicione o feijão, deixe ferver e, em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos e misture o tamarindo.
Adicione os pedaços de peixe, tempere generosamente com pimenta preta moída, cubra e deixe ferver por 10 minutos.
Tire a tampa, vire cuidadosamente o peixe e, em seguida, despeje o molho e deixe borbulhar até que o peixe esteja cozido e o molho espesso.
Polvilhe sobre as folhas de coentro e sirva com arroz.
Bom apetite!
Por Bárbara Rocha