Você já parou para pensar sobre o que é autoconfiança? Essa é uma característica indispensável para ter sucesso, seja na carreira ou na vida pessoal. Por isso, é muito importante desenvolvê-la em práticas diárias, para que se torne algo natural em sua personalidade.
Além disso, essa característica permite que você tire do seu caminho vários medos, como fracasso, insegurança e baixa autoestima. A partir disso, você passará a se sentir melhor consigo mesmo e inspirar as pessoas que estão ao seu redor.
Ou seja, se você ainda não se identificou com essa capacidade, é hora de virar o jogo. Veja, a seguir, como ter autoconfiança com algumas atitudes simples!
O que é autoconfiança?
O significado de autoconfiança é simples: acreditar que você consegue atingir seus objetivos, buscando fazer o seu melhor. Mesmo que a tarefa ou o compromisso sejam desafiadores, você confia que conseguirá cumprir a demanda de maneira satisfatória, dentro de um prazo pré-determinado.
Quem é autoconfiante sabe o que precisa fazer e possui autonomia suficiente para ter as próprias resoluções. Não espera por ordens superiores específicas para executar uma proposta e ainda tem segurança para transformar ou inovar nesse processo.
Vale lembrar que o indivíduo autoconfiante não é, necessariamente, egocêntrico. Essa é uma característica negativa, que vale para pessoas que não pensam no próximo e não abrem mão de suas opiniões.
Pelo contrário, a autoconfiança permite justamente que você, ao fazer uma escolha, leve em conta o bem comum. Assim, demonstra equilíbrio entre suas próprias ações e o efeito que elas terão por meio de uma visão mais ampla.
Qual é a importância de ter autoconfiança?
De modo geral, ter autoconfiança permite que você alcance metas e objetivos mais rapidamente, já que você confia em si, sabe o que fazer e não tem medo de assumir riscos e escolher determinados caminhos.
Quando um imprevisto surge, você consegue lidar com ele e implementar uma nova rota. Você também consegue desenhar melhor seus planos de vida e de carreira. Ainda consegue melhorar vários pontos em sua personalidade.
Assim, se torna uma pessoa menos tímida, para de se cobrar muito e, no lugar de se sentir incapaz, passa a vislumbrar novas realizações mais perto de si. Dessa forma, não depende de reconhecimento e elogios de terceiros.
Embora eles surjam naturalmente, não servem como base para seus próximos passos. Afinal, você se conhece bem o suficiente para não se deixar influenciar por fatores externos.
Por que ter autoconfiança no ambiente de trabalho?
A autoconfiança é, sem dúvida alguma, uma das habilidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. Isso porque seu contratante sabe que você terá mais disposição para enfrentar desafios, algo muito comum em qualquer ambiente corporativo, especialmente para quem deseja crescer dentro da empresa.
O colaborador autoconfiante é também aquele que costuma dar novas ideias e compartilha conhecimentos e opiniões. Ele está sempre motivado com sua função e tem um perfil mais receptivo a feedbacks, porque entende que críticas construtivas ajudarão em seu desenvolvimento profissional. Por sua vez, isso facilita muito a implementação de melhorias e mudanças.
Com isso, seu trabalho se torna mais interessante e produtivo, e a empresa também se desenvolve e evolui.
Como melhorar a autoconfiança?
Mas e, então, o que fazer para melhorar sua autoconfiança? Aqui estão 5 dicas que podem ajudar você a se redescobrir e melhorar sua performance profissional e pessoal.
1. Não se compare
Cada pessoa é única e tem uma história de vida diferente. As dificuldades pelas quais passamos, assim como nossas conquistas, fazem de nós quem somos atualmente. Comparar-se acaba desvalorizando sua própria história e suas habilidades, afetando sua autoestima.
Portanto, nada de se comparar com o outro. Foque no que você faz de melhor e em que você pode ser melhor. Pense nisso não como forma de competição, mas como um progresso individual.
2. Celebre suas conquistas
E, por falar em conquistas, sempre celebre todas elas. Se você alcançou um objetivo, é porque agiu de forma adequada, e não por mera sorte.
Reconheça os impasses que venceu e exalte seu crescimento nessa jornada. Isso ajudará você a enxergar sempre o quanto merece todas as coisas boas que conseguir, seja no âmbito pessoal ou no profissional.
3. Busque conhecimento contínuo
Jamais deixe de estudar e se preparar. É legal se sentir confiante por saber fazer ou conhecer algo muito bem.
Mas é sempre possível fazer mais, e essa sensação de superação é incomparável. Como a autoconfiança não é sinônimo de arrogância, é a partir dessa busca de novos conhecimentos que você entenderá o que deve aprimorar.
4. Tenha uma vida saudável
Por mais que você goste de trabalhar e se sinta realizado na profissão, lembre-se de que a vida não é só isso. É muito importante ter um dia a dia saudável e com outras atividades.
Por isso, procure praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável. Passe bons momentos com os amigos e a família, procure se divertir… Tudo isso traz inspiração e motivação para as atividades mais sérias e pesadas.
5. Pense no próximo
Por fim, embora igualmente importante, pense sempre no próximo. Como você pode ajudá-lo? No que ele precisa de você? Ouça, converse e saiba como se comunicar de acordo com a situação.
Não tenha medo de compartilhar o que você sabe e se fazer presente como uma pessoa disponível e acessível. Essa, além de uma característica de pessoas autoconfiantes, também é uma habilidade de bons líderes.
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E assim, à medida que avança no curso, você consegue desenvolver uma série de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, como é o caso da autoconfiança. Depois, basta aplicar o que aprendeu no ambiente profissional, familiar, social ou escolar. Incrível, não?
E, então, gostou de entender um pouco mais sobre o que é autoconfiança? Se você chegou até aqui e acha que precisa desenvolver essa característica o quanto antes, é hora de dar o primeiro passo e ver a sua vida se transformar.
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