SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Descubra quais são as melhores atividades cognitivas para idosos

Com o decorrer dos anos, é normal que a mente humana necessite de cuidados especiais. Isso acontece mais com pessoas a partir dos 60 anos, seja em razão de doenças que afetem a memória ou pelo simples fato da idade avançada. As atividades cognitivas para idosos podem ajudar bastante a resolver esse problema? O que acha de entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda!

atividades cognitivas para idosos

Por que a capacidade cognitiva é prejudicada com o passar dos anos?

O bom funcionamento da memória apresenta um grande papel na vida do ser humano. Entretanto, não é incomum que ela fique prejudicada, especialmente em pessoas que têm diagnóstico de demência ou outras doenças.

A capacidade de memória fica prejudicada também porque o cérebro naturalmente sofre mudanças com o avançar da idade.

Por isso, trabalhar e preservar as atividades cerebrais é muito importante e traz diversos benefícios! Nesse sentido, especialistas defendem a implementação de métodos de desenvolver cognição para o desempenho efetivo da manutenção das lembranças.

Segundo a Dra. Thais Bento Lima-Silva, gerontóloga, assessora científica e consultora do Método SUPERA,

“um número cada vez maior de pesquisas na área das neurociências tem mostrado, nos últimos anos, um potencial de preservação de nosso desempenho cerebral, mesmo durante a velhice”.

Ou seja, vale muito a pena investir em estimulação conectiva porque as atividades cerebrais podem ser preservadas adequadamente.

Quais são as melhores atividades cognitivas para idosos?

Essas atividades permitem um melhor desempenho nas rotinas diárias e exercitam habilidades como atenção, raciocínio, concentração e memória.

A seguir, separamos alguns exercícios que estimulam a memória. Mas busque a orientação de especialistas para que você possa ter ótimos resultados.

Praticar jogos

Diante do cenário pandêmico da COVID-19, as pessoas ficaram ociosas, principalmente o público a partir de 60 anos. A prática de jogos contribui muito para o funcionamento da memória. O quebra-cabeça, o dominó e o caça-palavras são ótimas formas de entretenimento e estímulo mental.

Ou seja, incentivar o idoso a jogar ajuda muito no processo de estimulação cognitiva na recuperação da Covid-19, tendo contraído o vírus, ou não.

Ver fotos antigas

Revirar fotos antigas também pode ser um ótimo gatilho para trazer boas lembranças! É muito interessante também porque a foto sempre lembra um momento específico. Logo, muitas histórias podem ser relembradas. São ótimas atividades de estimulação cognitiva para idosos!

Fazer leitura

Fazer leituras com frequência incita a inteligência e treina a capacidade de organizar informações. É uma ótima forma de engajar a melhora nos pacientes, além de promover a interação entre as pessoas.

Ouvir músicas

Escutar músicas é capaz de ativar muitas conexões cerebrais. Permite lembrar momentos bons, e isso ajuda muito na cognição da mente idosa.

A especialista Thais Bento Lima-Silva afirma que

“jogos de estratégias, exercícios para treinamento da atenção, da memória, da linguagem, atividades escritas e com músicas geram novas conexões neurais que deixam os neurônios mais integrados e rápidos”.

Dinâmicas em grupo

A dinâmicas em grupo são ótimas! Existem escolas que trabalham atividades de leitura, jogos, dentre outras e são realizadas em reuniões! Aposte em métodos que consigam unir tudo isso. Se você estiver com pessoas na que precisam de ajuda no desenvolvimento cognitivo, instrua a procurar profissionais especialistas.

Por que o método SUPERA é um diferencial?

O método SUPERA reúne diversas atividades cognitivas para idosos e pessoas de todas as idades. A escola conta com um método exclusivo com base na neurociência. O objetivo é garantir que técnicas sejam aplicadas para fomentar agilidades cognitivas e emocionais.

Ou seja, o foco está em garantir mais performance, bem estar e qualidade de vida dos alunos.

Você conseguiu entender a relevância de investir nos métodos certos? Muitos responsáveis por pessoas nessa situação não sabem como agir, mas é possível buscar ajuda. Afinal, as atividades cognitivas para idosos colaboram muito com a vida deles.

Gostou de conhecer melhor a temática? Conheça as aulas de ginástica para o cérebro do SUPERA. São aulas muito divertidas e diferentes de tudo o que você já viu!

Sair da versão mobile