SUPERA – Ginástica para o Cérebro

7 alimentos bons para o cérebro

Os alimentos bons para o cérebro são muitos, mas, mais do que conhecê-los, é preciso entender como eles agem no nosso órgão mais importante!

Alimentos bons para o cérebro

Você já deve ter ouvido falar que dietas não funcionam, e não é pra menos. Restrições alimentares por longos períodos exigem do corpo e do cérebro uma energia necessária para a sobrevivência.

No entanto, mais do que pensar em restrições, quando pensamos em nutrição para o cérebro, a lista de alimentos que somam significativamente com as atividades substanciais é grande e inclui alimentos que vão da cesta básica aos mais naturais.

Assim, o mais importante quando pensamos em alimentação saudável, segundo a nutrição é considerar a origem do alimento e suas propriedades.

Por que é importante comer bem?

A princípio, com tantos alimentos industrializados a disposição, talvez você nunca tenha parado para pensar que são os alimentos não processados os que carregam o maior número de nutrientes. Mas, no fundo, mais do que recorrer a uma dieta, sabemos que o nosso corpo precisa do que é natural e responde muito bem quando isso acontece.

Alimentos bons para o cérebro: alimentação e emoções

Na prática, incluir alimentos naturais na rotina pode ser difícil quando o paladar está acostumado ao consumo de industrializados, gorduras e açúcares em excesso.

No entanto, mais do que restringir, é preciso entender por que o nosso cérebro reluta em mudar hábitos.

A neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci, explica que o comportamento estável, que chamamos de hábito, só pode ser modificado ou eliminado com muito esforço, pois não se trata somente de ações involuntárias.

Os hábitos indicam características de cunho individual, visto que se formam na memória de cada pessoa.

“A necessidade de memorizar comportamentos sempre foi primordial para nossa sobrevivência: ter o hábito de evitar locais escuros e preferir alimentos mais calóricos foram extremamente relevantes em ambientes selvagens! Há uma importante relação entre os conceitos de hábito e de memória”, destacou a especialista.

Dica!

Se é difícil retirar da rotina alimentos mais palatáveis, comece incluindo boas opções e retire aos poucos os mais nocivos a saúde a longo prazo.

Confira alguns alimentos que oferecem ao cérebro energia e vitaminas fundamentais para o seu bom funcionamento!

Alimentos bons para o cérebro:

Dica!

Além de serem saudáveis e leves, a ingestão de peixes como salmão e sardinha nos horários de almoço garantem um bom funcionamento do corpo e do cérebro durante as festas de Carnaval. O óleo de coco, que possui diversas funcionalidades, também é responsável por ser uma grande fonte de energia rápida; tudo o que os foliões precisam.

Confira mais alimentos que beneficiam o cérebro AQUI

Sair da versão mobile