SUPERA – Ginástica para o Cérebro

A prática do ábaco desenvolve a coordenação motora

A prática do ábaco também desenvolve a coordenação motora

Gestora Pedagógica
SUPERA Uberlândia

 

Ao longo do desenvolvimento humano, temos a oportunidade de aprimorar uma série de habilidades, principalmente em função dos desafios que enfrentamos e das adaptações necessárias a uma vida qualitativamente diferenciada. Pensando nisso, vale destacar que a saúde de nosso desenvolvimento motor está intimamente relacionada à nossa saúde mental, já que o cérebro recebe os estímulos do ambiente e se organiza em resposta a eles, seja para adaptar ou para superar e transformar.

Assim, nossa adaptação decorre da interação que estabelecemos com o meio físico, social, histórico e cultural, de acordo com os estímulos que o ambiente nos coloca e com a capacidade plástica de nosso cérebro. São essas possibilidades, bem trabalhadas, que nos permitem passar da atividade motora reflexa para a voluntária e, dessa, para movimentos complexos coordenados.

2014

Ao longo das fases do desenvolvimento humano, nossas habilidades motoras passam por intensas transformações, possibilitando-nos a ampliação do domínio do corpo e de suas possibilidades frente às necessidades postas em nossa vida diária. Essas habilidades motoras globais advêm do desenvolvimento dos grandes músculos, que nos permitem múltiplos e simultâneos movimentos, enquanto as habilidades motoras finas são provenientes do refinamento de ações dos pequenos músculos, permitindo-nos ações delicadas e precisas.

Assim, os movimentos dos grandes músculos, responsáveis pela coordenação motora grossa ou geral (andar, saltar, equilibrar, correr, engatinhar…), além de estarem intimamente ligados aos movimentos dos pequenos músculos, responsáveis pela coordenação motora fina (recortar, pintar, escrever, encaixar…), envolvem concentração, organização de movimentos e coordenação visuomotora.

Como se vê, as habilidades motoras grossas e finas são parte de nossas vivências, seja em ações profissionais e pessoais, seja em ações lúdicas ou acadêmicas. Nesse sentido, é importante desafiarmos nosso cérebro permitindo que, por meio da estimulação cognitiva, tenhamos também nosso desenvolvimento motor melhorado.

O desenvolvimento motor harmônico nos permite maior qualidade de vida e saúde mental, pois aprimora nossa consciência corporal, a percepção de direção e espaço, a coordenação e o equilíbrio corporal, a realização de ações minuciosas, dentre outros.

Sabendo que a estimulação cognitiva se realiza por meio de desafios constantes, variados e gradativos, o SUPERA, ao propor atividades com o ábaco, impulsiona o aprimoramento da coordenação motora fina, refinando ações motoras mais precisas e prevenindo limitações decorrentes do sedentarismo físico e cerebral. Mas, como isso acontece?

No SUPERA, ao praticar o ábaco, realizamos cálculos diversificados: adição, subtração, multiplicação e divisão, com números inteiros e decimais, positivos e negativos, além do cálculo mental. Ao utilizar os dedos indicador e polegar, bem como o movimento de pinça, em ações organizadas, lógicas e coerentes, tanto aprimoramos a habilidade motora fina, quanto promovemos impulsos cognitivos em diversas áreas do cérebro, trazendo benefícios extraordinários à nossa vida.

Tal prática é fator consistente de estimulação cognitiva e, além de desenvolver o foco, a concentração, a memória e a agilidade mental, aprimora a habilidade motora, impulsionando conexões neuronais e melhorando nossa saúde mental. Além disso, as conquistas ativam o sistema de recompensa no cérebro, melhorando a autoestima e a autoconfiança de quem o pratica, alterando sua forma de perceber e enfrentar os desafios do dia-a-dia.

A dinamicidade e complexidade do mundo contemporâneo exigem de nós, cada vez mais, relações interpessoais diferenciadas, qualidade nas ações e assertividade nas decisões. Investir é possível e necessário. Então, o que estamos esperando? Mãos à obra e ábaco em ação, para um cérebro mais ativo, habilidade motora consistente e saúde mental em alta.

Sair da versão mobile