Além de exercitar o cérebro com o Método SUPERA, a meditação pode trazer grandes benefícios para a saúde mental e diminuir o estresse e ansiedade.
Já ouviu falar em meditação para ansiedade? A prática pode trazer inúmeros benefícios para a saúde mental, entre eles, diminuir o estresse e tornar a pessoa menos ansiosa no dia a dia.
Aliar métodos de meditação ao exercício cerebral é uma das opções para manter a mente saudável e diminuir a ansiedade. Combinar as duas práticas é recomendado por especialistas, principalmente antes de momentos decisivos como provas.
Benefícios da Meditação
Os efeitos da meditação já são cientificamente comprovados. Estudos mostram que muitos dos benefícios são imediatos, como redução dos níveis de estresse, aumento da capacidade de concentração e memorização.
O que muitos não imaginam é que a meditação também ajuda no desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico-matemático. Portanto, meditar é uma prática que auxilia tanto no trabalho de quem atua na área de Ciências Exatas quanto de Humanas.
2019Entre os efeitos da meditação também estão a redução da violência, equilíbrio no campo emocional e redução da ansiedade generalizada. Isso significa que você se tornará uma pessoa mais calma e com maior domínio das suas emoções.
Além disso, as sensações durante a meditação vão muito além da mente. Meditar pode levar à redução de dores crônicas e aumentar a imunidade. Isso comprova que a prática é essencial para a saúde do corpo e do cérebro.
Como praticar a meditação
A prática da meditação consiste em ter foco na atenção e produção do relaxamento muscular, ao mesmo tempo em que o pensamento lógico é reduzido. Existem diversos métodos de meditação.
Cérebro e meditação estão diretamente conectados, pois todos os métodos envolvem a mente e exigem concentração total no que está sendo feito.
O primeiro passo para praticar a meditação consiste em reservar um momento para desligar-se completamente das tarefas, conversas e pensamentos. É preciso encontrar um local calmo para a prática.
Em seguida, é preciso encontrar uma posição confortável para ficar durante todo o processo. O próximo passo está relacionado com o controle da respiração, que deve ser profunda, puxando o ar com a barriga e o tórax, sempre soltando lentamente.
Por fim, a meditação chega ao ápice: o foco na atenção. Neste momento, é preciso evitar “dar corda” para os pensamentos, que certamente virão. O papel de quem está meditando é observar o que está passando pela mente chegar e partir, sem reflexões, apenas concentração na respiração.
Como lidar com o estresse
Além de meditação para ansiedade e estresse, existem outras formas de lidar com estes problemas que nos cercam em nosso dia a dia.
Entre as técnicas para lidar com o estresse estão: controlar a respiração, aceitar o que não se pode mudar, ocupar a mente com coisas prazerosas e úteis, dormir bem, não buscar a perfeição e separar momentos para relaxar.
Treine sempre o seu cérebro com exercícios do Método SUPERA e garanta que, além de ter uma boa memória e garantir a produtividade, você mande o estresse e ansiedade para bem longe de sua mente!
Curtiu? Então agende uma AULA GRÁTIS e conheça os benefícios da Ginástica para o Cérebro.