O cérebro humano é muito poderoso. É por meio dele que seu corpo responde a diferentes estímulos e possibilita que você possa executar suas tarefas do dia a dia, se relacionar com as pessoas e adquirir novos aprendizados.
E como todos os órgãos do corpo humano, ele precisa estar saudável para reagir de forma eficiente. O cérebro tem infinitas possibilidades, que devem ser exploradas e trabalhadas para garantir uma vida saudável.
Neste conteúdo, quero te convidar a conhecer um pouco mais sobre a importância de manter o seu cérebro sempre ativo e pronto para te ajudar executar tarefas em diferentes aspectos da sua vida, seja ela social, pessoal ou profissional. Vamos falar sobre:
- Como o cérebro humano funciona?
- Por quais ações o cérebro humano é responsável?
- Qual a importância de manter o cérebro saudável?
- Como manter o cérebro sempre ativo e saudável?
COMO O CÉREBRO HUMANO FUNCIONA?
O cérebro é o grande responsável por proporcionar a comunicação entre cerca de 86 bilhões de neurônios, que conversam entre si e respondem a diferentes estímulos recebidos.
Por meio das sinapses, que são as conexões feitas entre os neurotransmissores do sistema nervoso, o cérebro envia diferentes respostas para o organismo, que impactam em seu corpo e sua mente.
O cérebro é composto por diferentes campos, que trabalham em conjunto; e são responsáveis por funções mais gerais ou específicas. De acordo com publicação da Alzheimer’s Association, o cérebro possui 3 partes:
- Cérebro: preenche grande parte da estrutura craniana; e é por meio das conexões feitas nele que são controladas as emoções, as memórias, os pensamentos, resolução de problemas e movimentos.
- Cerebelo: compreende a parte traseira da cabeça e fica abaixo do cérebro. Ele é responsável por controlar a coordenação motora e o equilíbrio.
- Tronco cerebral: fica abaixo do cérebro e na frente do cerebelo. Ele é a parte que liga o cérebro à medula espinhal, responsável por controlar algumas tarefas vitais como respiração, ritmo cardíaco e pressão arterial.
E dentro de todas essas estruturas, existem transmissores trabalhando a todo o tempo para garantir que essas funções sejam executadas da forma adequada.
Qual a importância de manter o cérebro saudável?
Manter o cérebro saudável é sinônimo de garantia de qualidade de vida, pois é a partir dos estímulos recebidos pelas conexões existentes dentro dele que as pessoas são capazes de aproveitar, ao máximo, capacidades cognitivas e emocionais.
Da mesma forma que você cuida da saúde do seu corpo fazendo exercícios regularmente e se alimentando de forma equilibrada, você também precisa cuidar do seu cérebro.
Você pode conferir alguns alimentos que te ajudam a manter seu cérebro em dia, e também que praticar exercícios físicos é muito importante para mantê-lo sadio. Mas não para por aí: desafiar o seu cérebro constantemente também ajuda a melhorar as capacidades que ele possui, explorando e fortalecendo as conexões feitas entre seus diferentes campos.
Para Solange Jacob, pedagoga e especialista em habilidades cognitivas do Método Supera, “conexões bem fortalecidas resultam numa melhor performance em todas as áreas. Nas atividades de vida diária, nas atividades em casa, no trabalho e na qualidade de vida. Melhora o desempenho de vários processos cognitivos, trazendo impacto para o dia a dia das pessoas de qualquer idade”.
Um cérebro saudável fortalece a saúde de todo o resto do corpo, pois é a partir dele, como falamos acima, que é possível obter respostas aos estímulos externos e manter o que ocorre internamente no corpo funcionando corretamente.
Como manter o cérebro sempre ativo e saudável?
Você mantém o seu cérebro ativo oferecendo a ele, constantemente, estímulos que objetivam fazê-lo trabalhar diferentes conexões dentro dos campos que compreendem toda a estrutura cerebral.
Ou seja, desafiar o seu cérebro regularmente é a chave para que ele esteja sempre pronto para oferecer soluções estratégicas e assertivas para a solução de diferentes questões do dia a dia.
Mas como desafiar meu cérebro?, você deve estar se perguntando…
A resposta é: provavelmente, você já faz isso – e talvez precise, na verdade,desenvolver o hábito de sempre desafiá-lo de forma consciente.
Eu tenho certeza de que você tem inúmeras atividades para realizar durante o dia, e que também já sabe de cor muita coisa que deve fazer e como executar essas tarefas. Mas e quando as coisas não saem como o esperado? Qual reação você tem? Acredito que, pensando um pouco mais, você sempre encontra uma solução!
Isso é desafiar o cérebro. Mas, claro, você não precisa explorar as potencialidades existentes nesse órgão só em momentos de desespero… você pode, e deve, exercitar seu cérebro em todos os momentos!
E de desafiar e desenvolver ainda mais o cérebro, o Método SUPERA entende bem: com atividades focadas em novidade, variedade e desafio crescente, os alunos potencializam a conexão entre os neurotransmissores, fortalecendo-as dentro do cérebro e transformando cada vez mais suas capacidades cerebrais.
A Ginástica para o Cérebro é muito útil para melhorar a performance em diferentes situações como concentração para os estudos, alívio da ansiedade a partir de estímulos que visam aprimorar o controle das emoções, descoberta de coisas novas por meio de jogos e dinâmicas, foco para desempenhar funções no trabalho e em casa.
Além de todas as atividades presenciais que o SUPERA realiza, você ainda pode exercitar o cérebro a partir da sua caixa de e-mail! Inscreva-se na nossa newsletter e permita que o SUPERA te envie novos desafios para estimular seu raciocínio lógico, concentração e memória para o seu e-mail periodicamente, assim você sempre terá um motivo para exercitar o seu cérebro.