SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Você pensa como o seu irmão?

Você acha que a sua maneira de pensar é parecida com a dos seus pais ou irmãos? Até que ponto a cognição  – nossa capacidade de processar informações, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, julgamento, imaginação, pensamento e linguagem – é determinada pelas nossas experiências e pela genética? Em estudos recentes, pesquisadores alemães chegaram a conclusão de que “há diferenças qualitativas em como os indivíduos pensam, e essas diferenças tem um forte componente genético”.

Com a questão em mente, a equipe liderada por Jan Willem Koten Jr., da Universidade RWTH Aachen, na Alemanha, realizou estudos de ressonância magnética em 10 trios de irmãos – compostos por 2 gêmeos idênticos, que possuem mesma constituição genética, e um outro irmão não gêmeo – para examinar se irmãos idênticos tenderiam a usar as mesmas estratégias de memorização.

2009

No estudo, os irmãos realizavam uma tarefa simples de memória: observavam alguns números numa tela, e após uma distração, tinham que dizer se um determinado número estava ou não na tela inicial. Para fazer a tarefa, é preciso usar alguma estratégia para memorizar os números.

Algumas destas estratégias utilizadas pelos voluntários são verbais (como repetição, associação a palavras etc), e ativam áreas cerebrais associadas à linguagem – como a área de Broca. Porém, essas estratégias sofrem intensa interferência da distração, o que leva a um decaimento rápido da memória. Isto leva algumas pessoas a buscar estratégias alternativas de memorização, como a visualização espacial (lembra de quando você contava nos dedos? Você estava vizualizando os números observados pra memorizá-los, usando um mecanismo de memorização muito útil!).

Os pesquisadores observaram que os irmãos gêmeos utilizavam as mesmas estratégias de memorização mais vezes do que o outro irmão, indicando uma semelhança no processamento cognitivo entre indivíduos de genótipo semelhante.

Ou seja, você é mais parecido com seus pais e irmãos do que você pensava. Seu cérebro que o diga! (SAC, jun 2009)

Fonte: Site – O Cérebro Nosso de Cada Dia

Publicada em: 19/06/2009

Link: http://www.cerebronosso.bio.br/novidades/2009/6/19/voce-pensa-como-o-seu-irmo.html

Sair da versão mobile