SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Você já exercitou o seu Cérebro hoje?

*Evandro de Jesus Pires João – diretor-franqueado da unidade Supera Santos/SP

 

Não é fato raro que pessoas de qualquer idade e condição social esqueçam nomes, números, compromissos, locais onde determinados objetos foram guardados, datas de aniversário, ou mesmo que já contaram aquela história para a mesma pessoa várias vezes.

Cerca de aproximadamente 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam e atrofiam o cérebro. Você imagina que está exercitando o seu Cérebro, mas na verdade ele está “trabalhando no automático”.

2011

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar os chamados “exercícios cerebrais” que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. Todos sabemos da importância de se exercitar o corpo, mas tão importante ou até mais, é exercitar o Cérebro, pois é ele quem “comanda” tudo. O Cérebro, assim como outras partes do corpo, requer estímulo e exercício para continuar a funcionar.

Pesquisas indicam que o cérebro inicia um processo de declínio cognitivo já a partir dos 25 anos de idade. É possível, contudo, manter o cérebro afiado, adiar o declínio das suas funções e habilidades, e minimizar esse declínio, com atitudes ao alcance de todos: engajar-se em atividades regulares de exercícios físicos e mentais, como estimulação para o cérebro.

Os exercícios para o Cérebro devem ser praticados por todos, independentemente da idade. Devemos exercitar o Cérebro desde criança, mas nunca é tarde demais para começar a praticar os exercícios cerebrais.

Sair da versão mobile