Se você já abriu mão dos seus sonhos alguma vez, com certeza vai mudar de ideia ao conhecer a história do sr. Elisiário Silva Netto que, aos 83 anos, se prepara para pilotar aeronaves.
O início deste sonho se deu em meados de 1952, logo que Elisiário se alistou no serviço militar e iniciou a carreira como mecânico de aviões em Guaratinguetá (SP).
Apaixonado pela profissão, Elisiário trabalhou durante 31 anos como mecânico de aeronaves. Já morou no Rio de Janeiro, em Pirassununga (SP) e, atualmente, reside no município de São José dos Campos (SP), onde faz os cursos de Piloto Privado de Aeronave e também de ginástica cerebral, no SUPERA Esplanada.
“Iniciei o curso de PPA (Piloto Privado de Aeronave) em 2012, para poder realizar o meu sonho que é decolar e pousar sozinho, sem a supervisão do instrutor. Quanto mais tempo eu ficar no ar, maior será a minha realização”, conta o ex-militar.
2017Aluno SUPERA desde outubro de 2016, Elisiário conta que, se tivesse feito as aulas de ginástica cerebral na época em que atuava como mecânico de aeronaves, sua habilidade de tomada de decisão teria sido aprimorada e poderia favorecer seu desempenho no trabalho.
“O SUPERA melhorou a minha tomada de decisões. Aqui eu também aprendo que enfrentar as dificuldades nos tornam mais determinados, e isso me encoraja a continuar em busca do meu sonho de pilotar sozinho”, conta Elisiário.
Muito focado, Elisiário frequenta até hoje as aulas de voo, na cidade de Caçapava (SP), para conseguir alcançar sua meta.
A tomada de decisão é uma habilidade desenvolvida por meio dos jogos pedagógicos do SUPERA, tais como
Quissama, Off Board e Teritório. Um dos ganhos em aprimorar esta habilidade é o aumento da segurança e da confiança em si mesmo, além da agilidade para tomar decisões.
Outra habilidade destacada por Elisiário é a memória. Gradativamente, ele nota que os esquecimentos do dia a dia estão cada vez menos frequentes. “Minha capacidade de memorização melhora a cada aula”, diz.
Elisiário se preocupa em manter a saúde do corpo e da mente. “Quanto mais velhos, mais cautelosos devemos ficar com o estado físico, mental e da nossa alma”, complementa.
Para ele, ter qualidade de vida significa manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, se alimentar de forma equilibrada e proporcionar desafios ao cérebro. Cristão, Elisiáriio enfatiza: “sou o que sou, somente pela graça de Deus”, diz.
“O SUPERA me faz sair da zona de conforto. Ainda tenho dificuldades em determinadas atividades, como por exemplo o ábaco, mas eu sei que preciso me desafiar e treinar para ficar bom nesta atividade”, diz Elisiário.
Muito querido por todos da unidade, Elisiário esbanja simpatia por onde passa. De acordo com especialistas da área de gerontologia, ter qualidade de vida e alegria de viver é um dos segredos para envelhecer de maneira saudável.
Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA