SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Varginha é a primeira cidade do estado a receber método de ginástica para o cérebro

A proposta é voltada para todas as idades e promete aumentar a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

Por Matheus Pissolatti

Varginha é a primeira cidade do estado a receber o método Supera- Ginástica para o Cérebro. Este é o primeiro curso livre da América Latina com a proposta de exercitar a mente da população.

De acordo com a professora Terezinha Richartz, através do método “Supera”, as pessoas podem aumentar a criatividade, a concentração, o raciocínio lógico, a capacidade em resolver problemas, a perseverança, a disciplina e a coordenação motora, além de desenvolver a autoestima e a autoconfiança.

Ao exercitarem o cérebro, os praticantes também estão contribuindo para a prevenção de doenças como Parkinson e o Mal de Alzhimer, possibilitando uma vida mais longa e saudável. “O curso possibilita aos seus alunos uma visão mais ampliada de mundo. Hoje, o mercado de trabalho exige que o profissional interprete situações por diversos ângulos”, afirma.

Jogos didáticos pedagógicos, desafios lógicos, filmes, dinâmicas em grupo e o ábaco, são as principais ferramentas de trabalho. Terezinha explica que o ábaco é um instrumento milenar de origem chinesa, muito utilizado no oriente para a realização de cálculos. “Este instrumento trabalha principalmente a concentração e a velocidade de raciocínio, tão exigidas nos dias atuais”, completa.

2008

Também vão ser utilizadas aeróbicas para o cérebro, para abranger e explorar as diferentes competências do praticante. O objetivo é quebrar rotinas, de preferência, usando vários sentidos associados e, com isso, estimular o desenvolvimento de novos padrões e conexões cerebrais.

O método é voltado para todas as faixas etárias. Crianças com dificuldades na escola, adolescentes em fase de vestibular, adultos que vão prestar concursos e também pessoas da terceira idade que procuram manter a qualidade de vida e evitar doenças degenerativas . “A abordagem varia de acordo com a idade do aluno”, ressalta a professora.
Varginha é a 25ª cidade do país que vai poder desfrutar dos benefícios da ginástica especialmente focada na mente. Richartz garante que os resultados começam a surgir a partir do sexto mês. “Esta escola vai agregar valor a nossa cidade, não é uma escola tradicional. O Supera vai auxiliar as pessoas a desenvolverem as suas atividades e a capacidade mental de cada um”, reforça.

Ao todo, o curso tem duração em média de um ano e meio. As turmas são de no máximo doze alunos, no entanto, o trabalho acontece de forma individual. “Alguns completam antes e outros depois deste período, depende também do ritmo de cada um”, enfatiza Terezinha. Ao todo, são três professores que vão lecionar as aulas na unidade varginhense. As aulas acontecem uma vez por semana e contam com duas horas de duração.

Em uma análise mais profunda, Richartz compara o cérebro ao corpo humano. “Assim como o corpo, o cérebro precisa ser estimulado para se desenvolver, por isso a importância da ginástica para o cérebro”. Este método foi criado em 2005 pelo engenheiro aeronáutico, Antônio Carlos Perpétuo, formado pelo ITA- Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

O Supera tem respaldo científico. Descobertas da neurociência mostram que as células nervosas crescem, modificam-se e fortalecem-se em resposta aos estímulos e experiências vividas, indicando que o treinamento cerebral tem um grande impacto sobre as capacidades cognitivas.

A Escola Supera- Ginástica para o cérebro foi inaugurada na noite de ontem e já está com matrículas abertas. O endereço é Rua Alberto Cabre, 569 na Vila Pinto. Mais informações pelo 3221-5033.

Fonte: Gazeta de Varginha

Sair da versão mobile