SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Treino cerebral e paixão pela vida

Edmilson FernandesSentir a vida passar como um filme em apenas alguns milésimos de segundo. Esta foi a sensação vivida por Edimilson Fernandes que, aos 25 anos de idade, sofreu um grave acidente de carro ao voltar de uma festa na cidade onde mora, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Infelizmente, sua esposa não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. Edmilson enfrentou vinte e dois longos dias em coma.

A principal região afetada no acidente, o córtex pré-frontal, no cérebro, é a área que comanda a capacidade de raciocinar e de resolver problemas. É também o local onde os neurônios são estimulados em algumas atividades que exigem concentração.

“Quando eu acordei, eu não conhecia ninguém. O médico teve que fazer uma limpeza no meu crânio. Durante a cirurgia, ele tirou cacos de osso, cacos de vidro e resíduos de terra”, conta Edmilson.

2015

Após duas cirurgias, uma para salvar a sua vida e outra para reconstruir a parte lesionada, Edmilson buscou, sem êxito, alternativas que pudessem ajudá-lo a recuperar suas habilidades cognitivas.

“Quando vi o anúncio do SUPERA fui até a unidade e gostei. Não acreditava muito que poderia dar certo, mas resolvi insistir porque eu precisava melhorar. Não podia ficar assim o resto da vida”, acrescenta.

Edmilson encontrou nos exercícios para o cérebro do SUPERA uma alternativa que pudesse ajudá-lo a recuperar algumas funções e, inclusive, descobriu no carinho e na perseverança de sua professora uma forma de retomar conta com alguns sentimentos.

Quando chegou à escola, Edmilson tinha dificuldades na fala, na memorização e na concentração. Mas os desafios iam além dos exercícios para o cérebro desenvolvidos em sala de aula. Edmilson remava contra um obstáculo ainda maior, o medo de não conseguir conquistar um cérebro saudável.

“As atividades que exigiam mais raciocínio e foco faziam com que o Edmilson pensasse em desistir das aulas. Quando isso acontecia, eu sempre ligava pra ele”, conta a educadora e Coordenadora Pedagógica Nacional do SUPERA, Neide Pereira.

Foram dois anos fazendo exercícios para o cérebro no SUPERA. Edmilson conta que perdeu até mesmo o medo e voltou a dirigir. “Aqui eu adquiri mais agilidade de raciocínio, criatividade, além da confiança e segurança para dirigir novamente”, diz.

Com muita garra e determinação, Edmilson hoje é uma lição de vida para quem enfrenta grandes desafios e pensam em desistir de tudo. Depois do SUPERA, Edmilson voltou a ter uma vida normal. Casou-se novamente e hoje cuida da casa e dos filhos.

A determinação e a perseverança que o curso despertaram o fizeram retomar o prazer pelo que Edmilson tem de mais valioso: a vida.

Confira o vídeo sobre a história emocionante do Edmilson, aqui:

Sair da versão mobile