Infelizmente, sua esposa não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital. Edmilson enfrentou vinte e dois longos dias em coma.
A principal região afetada no acidente, o córtex pré-frontal, no cérebro, é a área que comanda a capacidade de raciocinar e de resolver problemas. É também o local onde os neurônios são estimulados em algumas atividades que exigem concentração.
“Quando eu acordei, eu não conhecia ninguém. O médico teve que fazer uma limpeza no meu crânio. Durante a cirurgia, ele tirou cacos de osso, cacos de vidro e resíduos de terra”, conta Edmilson.
2015Após duas cirurgias, uma para salvar a sua vida e outra para reconstruir a parte lesionada, Edmilson buscou, sem êxito, alternativas que pudessem ajudá-lo a recuperar suas habilidades cognitivas.
“Quando vi o anúncio do SUPERA fui até a unidade e gostei. Não acreditava muito que poderia dar certo, mas resolvi insistir porque eu precisava melhorar. Não podia ficar assim o resto da vida”, acrescenta.
Edmilson encontrou nos exercícios para o cérebro do SUPERA uma alternativa que pudesse ajudá-lo a recuperar algumas funções e, inclusive, descobriu no carinho e na perseverança de sua professora uma forma de retomar conta com alguns sentimentos.
Quando chegou à escola, Edmilson tinha dificuldades na fala, na memorização e na concentração. Mas os desafios iam além dos exercícios para o cérebro desenvolvidos em sala de aula. Edmilson remava contra um obstáculo ainda maior, o medo de não conseguir conquistar um cérebro saudável.
“As atividades que exigiam mais raciocínio e foco faziam com que o Edmilson pensasse em desistir das aulas. Quando isso acontecia, eu sempre ligava pra ele”, conta a educadora e Coordenadora Pedagógica Nacional do SUPERA, Neide Pereira.
Foram dois anos fazendo exercícios para o cérebro no SUPERA. Edmilson conta que perdeu até mesmo o medo e voltou a dirigir. “Aqui eu adquiri mais agilidade de raciocínio, criatividade, além da confiança e segurança para dirigir novamente”, diz.
Com muita garra e determinação, Edmilson hoje é uma lição de vida para quem enfrenta grandes desafios e pensam em desistir de tudo. Depois do SUPERA, Edmilson voltou a ter uma vida normal. Casou-se novamente e hoje cuida da casa e dos filhos.
A determinação e a perseverança que o curso despertaram o fizeram retomar o prazer pelo que Edmilson tem de mais valioso: a vida.
Confira o vídeo sobre a história emocionante do Edmilson, aqui: