SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Treine seu raciocínio lógico

Treine seu raciocinio logicoEstudar em casa é uma tarefa que exige muita disciplina, seja para passar no vestibular ou para ser aprovado em concursos públicos. Mas o que a maioria dos estudantes quer saber é: como estudar de forma eficiente com tantos conteúdos?

As principais habilidades exigidas no momento da prova são o raciocínio lógico e a concentração. Mas, para isso, é preciso aprender a controlar a ansiedade para garantir um bom rendimento na hora dos estudos e até mesmo no momento da avaliação.

Portanto, se você já consegue “segurar a onda” na hora do nervosismo, já está a um passo à frente da concorrência.

2015

Contudo, aumentar a capacidade de raciocínio e melhorar a concentração exige treino. Pensando nisso, o SUPERA preparou uma série de dicas para você conseguir se concentrar e raciocinar de maneira eficiente na hora dos estudos. Confira:

Prepare um plano de estudos: ainda dá tempo de reorganizar! A etapa inicial para qualquer projeto é o planejamento. Portanto, tenha clareza dos horários de estudos. Faça um quadro mensal com as atividades diárias, pois assim, você poderá distribuir as disciplinas semanalmente.

Alimente seu cérebro com novidades: quando o cérebro recebe a mensagem de que algo novo, interessante e positivo está acontecendo ou vai acontecer, os neurônios liberam dopamina, substância responsável pela sensação de bem-estar e prazer no corpo. Essa sensação motiva o aprendizado e mantém a mente saudável.

Treine seu cérebro: com exercícios específicos, o curso de ginástica cerebral do SUPERA pode aumentar a capacidade de raciocínio e tornar o cérebro mais ágil. Cálculos no ábaco, o uso de jogos de tabuleiro e online e as dinâmicas em grupo expandem as conexões neurais e melhoram as capacidades cognitivas.

Não exagere: submeter-se a uma rotina de exaustiva de estudos deixa a mente impossibilitada para a maratona do dia seguinte. Por isso, o cérebro precisa de estímulos diários, como uma ginástica cerebral. Cérebro ativo é sinônimo de qualidade de vida.

Pratique a repetição: ao fim de uma matéria, o candidato deve voltar ao início da disciplina até a aprovação. Essa repetição levará à memorização definitiva dos conteúdos. Uma dica válida é fazer muitos exercícios e não ficar somente na teoria.

E claro, não se esqueça de relaxar! Entre a ginástica cerebral e o estudo dos conteúdos, faça pequenas pausas para garantir o aprendizado e deixar o cérebro absorver as informações. A fadiga pode ser um grande problema!

Sair da versão mobile