SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Transformação para além da sala de aula: conheça o SUPERA Social

SUPERA – Ginástica para o cérebro envolve estudantes para pensar formas de ajudar a comunidade e arrecada quase 40 mil itens para doação.

A erradicação da pobreza, a fome zero, a promoção da saúde, do bem-estar e da educação de qualidade também devem compor o rol de responsabilidades das empresas com a sociedade na qual ela está inserida, de acordo com a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) que prevê boas práticas com foco num futuro sustentável.

O SUPERA está alinhado com essa temática e mantém o Supera Social, iniciativa de responsabilidade social que tem o intuito de levar a transformação para além da sala de aula por meio de diversas ações. “Esse compromisso com a sociedade está na nossa essência. Para nós, é impossível ficar indiferente ao que acontece no nosso entorno, por isso, buscamos sempre incentivar e apoiar iniciativas que promovam o bem-estar social”, disse a vice-presidente da instituição Bárbara Perpétuo.

Somente em outubro, durante a Gincana SUPERA, os alunos do SUPERA arrecadaram quase 37.995 itens entre brinquedos, alimentos, roupas, livros, produtos de higiene e limpeza, artigos para bebê, remédios e outros, que serão doados para instituições no entorno das unidades, que estão presentes em todo o Brasil.

Segundo a diretora pedagógica da instituição, Patrícia Lessa, os números são ainda maiores. “Esses dados foram coletados junto a 50 unidades ao redor do Brasil, que responderam ao nosso questionário, mas todas as unidades participaram, então, o número de doações é bem maior”, disse.

Além da gincana, outras ações solidárias foram realizadas ao longo do ano. A unidade franqueadora, localizada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, arrecadou 412,350 kg de alimentos que foram destinados à Casa de Repouso Vó Laura.  Os produtos tiveram um impacto muito importante na vida dos idosos assistidos pela instituição, conforme explica a coordenadora técnica, Daniela Santos.

“A doação realizada pelo Supera impacta positivamente a vida dos idosos. Além de todo a alegria, carinho e escuta com eles. Somos muito gratos”, disse.

📸 Confira abaixo alguns cliques:

Mas as doações não param por aí. O Instituto Amma também recebeu 120 cubos mágicos e 30 dominós em uma ação de Dia das Crianças. E o Levando Alegria, que atende às crianças do bairro Campo dos Alemães, na zona sul da cidade, também foi beneficiado por uma das ações sociais incentivadas pelo SUPERA em 2024. Organizado pela esteticista Lucrécia Regina Alves, há 20 anos, conta com apoio da empresa há oito.

“O SUPERA é fundamental para o trabalho que desenvolvo. Este ano, a gincana nos ajudou a presentear 150 crianças e foi um momento muito bonito porque estamos falando de crianças que têm pais dependentes químicos, que vivem em condição muito vulnerável. É um ato de muita caridade e amor ao próximo”, comemorou.

Para o Natal 240 brinquedos foram comprados por meio da contribuição dos colaboradores da unidade.  Os itens foram enviados para o Projeto Vida, também de São José dos Campos.

Além das doações, profissionais do setor pedagógico realizaram oficinas gratuitas na comunidade a fim de promover a divulgação  científica e contribuir para o enriquecimento artístico e cultural dos participantes por meio de informações de qualidade.

Protagonismo

Mais do que caridade, a ação convida os estudantes a despertarem o olhar para o que acontece no seu entorno. Em 2024, o exercício de todas as unidades foi fazer com que os alunos olhassem criticamente para o entorno e identificassem os pontos de atenção e as melhores formas de ajuda, como explica Patrícia.

“Ao invés de dizermos quais instituições eles deveriam ajudar, passamos a bola para eles e o resultado foi incrível. Eles tiveram que desenvolver o olhar crítico para a realidade na qual estão inseridos, a comunicação e argumentação, para convencer os pares do melhor destino para as doações, empatia, cooperação, responsabilidade social e cidadania”, analisou.

Para Bárbara, esse exercício é o tipo de atividade extraclasse que corrobora a visão de mundo da empresa. “Quando falamos em transformar vidas, vamos além daquilo que a estimulação cognitiva é capaz de fazer. Nosso impacto é na vida das pessoas como um todo, com ética e responsabilidade social”, resumiu a vice-presidente.

Além das doações sazonais, o SUPERA-Ginástica para o cérebro também disponibiliza bolsas acadêmicas para pessoas em situação de vulnerabilidade com o objetivo de promover a educação e contribuir com a equidade e com a mobilidade social.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário!

Sair da versão mobile